Embrapa expõe inseticida biológico de combate à Dengue

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, está participando da Feira de Tecnologia Agropecuária do Estado do Tocantins (Agrotins 2007), evento que teve está acontecendo no Centro Agrotecnológico de Palmas (TO) desde o último dia 09 e se encerra neste domingo(13 de maio). No evento, a empresa está apresentando o inseticida biológico capaz de controlar o mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti), desenvolvido em parceria com a empresa Bthek Biotecnologia, sediada em Brasília, Distrito Federal.

Segundo informações dos assessores de imprensa daquela unidade de pesquisas, Edvalson Bezerra Silva (Mocoin) e Fernanda Diniz, o inseticida biológico, denominado Bt-horus, é eficaz também contra o borrachudo (Simullium spp) e foi desenvolvido a partir de uma bactéria conhecida como Bt (Bacilus thuringiensis), amplamente utilizada em programas de controle biológico em todo o mundo, que essa bactéria é entomopatogênica, ou seja, específica para controlar os insetos-alvo, o que torna o produto inofensivo à saúde humana e ao meio ambiente, podendo ser utilizado em caixas d’água domésticas e em cursos de água.

Eles informaram que a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Rose Monnerat, líder do projeto que resultou no bioinseticida, conta que utilizou uma estirpe brasileira de Bacillus thuringiensis altamente tóxica ao mosquito transmissor da dengue e ao borrachudo e que o desenvolvimento do processo produtivo e da formulação envolveram exaustivos testes, após os quais o produto foi registrado no Ministério da Saúde. “O Bt-horus já está sendo empregado a campo, em vários estados e, mais recentemente, na cidade de São Sebastião no Distrito Federal, com excelentes resultados”, argumentam.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top