Agricultoras de Santa Cecília são destaque na produção e venda para programas do governo federal

Um grupo de 30 mulheres integrantes da Comunidade Sariema, no município de Santa Cecília, no Vale do Paraíba, está produzindo bolos que comercializa ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e também estão trabalhando na produção de artesanato numa ação assessorada pela Emater local.

A informação é do assessor da Emater local, Ailton Francisco dos Santos, justificando que buscando desenvolver outras atividades que gerem renda para a comunidade, elas iniciaram projeto de hortas comunitárias orgânicas, visando também fornecer alimentos saudáveis e de qualidade para a merenda escolar e para as famílias das agricultoras associadas.

Ailton Francisco informou que na recentemente realizou uma palestra que reuniu 26 agricultoras familiares, integrantes da associação momento em que foi mostrado como fazer as hortas orgânicas, os benefícios, o manejo de solo, dos canteiros, controle de pragas e doenças, colheita, armazenamento e comercialização das hortaliças produzidas.

Segundo o extensionista, a ideia é preparar hortas pelas agricultoras em suas residências com garrafas Pet suspensas, com reduzida utilização de água e que outra opção é a horta instalada em terreno próximo à sede da associação, cercada por tela, também com garrafa Pet, administrada pelos associados, que terão a produção comercializada no mercado local e aos programas PNAE e de Aquisição de Alimentos (PAA).

Ele explicou que na segunda parte da palestra, destinada à explicação sobre o funcionamento e acesso ao PAA, foram fornecidas todas as informações básicas do programa.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top