Agricultores de Santa Cecília-PB visitam experiências com biodigestores em São José do Egito-PE
Agricultores familiares de Santa Cecília-PB, Médio Paraíba, estão participando durante esta terça-feira, 17 de março, de uma visita de intercambio a cidade de São José do Egito-PE, com o objetivo de conhecer a fabricação de gás de cozinha através de biodigestores.
Segundo o assessor da Emater de Santa Cecília, Ailton Francisco dos Santos, a experiência desenvolvida pela ONG Diaconia, possui 40 biodigestores instalados em propriedades de agricultores familiares em São José do Egito. A equipe que será recebida pelos técnicos da Diaconia visualizará biodigestores em funcionamento e outros em construção, explica aquele assessor.
Ele argumenta que biodigestores são equipamentos de fabricação relativamente simples, que possibilitam o reaproveitamento de detritos para gerar gás e adubo, também chamados de biogás, equipamento geralmente alimentado com fezes de animais, acrescidos de água.
O objetivo, segundo aquele extensionista, é replicar a tecnologia junto as famílias agricultoras do município de Santa Cecília e garante que o projeto para construção de biodigestores em Santa Cecília inicia com a viagem de intercâmbio e tem a finalidade de construir até dezembro de 2015, cinco biodigestores, que servirão de unidade demonstrativa para incentivar a construção em outras propriedades rurais. Essa iniciativa será desenvolvida pela Emater-PB em parceria com os agricultores familiares interessados no projeto, explica acrescentando que a meta prevista é a construção de 15 biodigestores em dois anos, 5 em 2015 e 10 em 2016.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural
Deixe seu comentário