Agricultores de Santa Cecília-PB visitam experiências com biodigestores em São José do Egito-PE

Agricultores familiares de Santa Cecília-PB, Médio Paraíba, estão participando durante esta terça-feira, 17 de março, de uma visita de intercambio a cidade de São José do Egito-PE, com o objetivo de conhecer a fabricação de gás de cozinha através de biodigestores.

Segundo o assessor da Emater de Santa Cecília, Ailton Francisco dos Santos, a experiência desenvolvida pela ONG Diaconia, possui 40 biodigestores instalados em propriedades de agricultores familiares em São José do Egito. “A equipe que será recebida pelos técnicos da Diaconia visualizará biodigestores em funcionamento e outros em construção”, explica aquele assessor.
Ele argumenta que biodigestores são equipamentos de fabricação relativamente simples, que possibilitam o reaproveitamento de detritos para gerar gás e adubo, também chamados de biogás, equipamento geralmente alimentado com fezes de animais, acrescidos de água.
O objetivo, segundo aquele extensionista, é replicar a tecnologia junto as famílias agricultoras do município de Santa Cecília e garante que o projeto para construção de biodigestores em Santa Cecília inicia com a viagem de intercâmbio e tem a finalidade de construir até dezembro de 2015, cinco biodigestores, que servirão de unidade demonstrativa para incentivar a construção em outras propriedades rurais. “Essa iniciativa será desenvolvida pela Emater-PB em parceria com os agricultores familiares interessados no projeto”, explica acrescentando que a meta prevista é a construção de 15 biodigestores em dois anos, 5 em 2015 e 10 em 2016.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top