Agricultores e entidades do Pólo realizam oficina de formação sobre o uso e manejo dos biofertilizantes na safra de batatinha 2013

As entidades e agricultores do Pólo Sindical da Borborema estarão se reunindo na próxima sexta-feira(12/07) na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Esperança durante a realização de uma oficina de formação sobre o uso e manejo dos biofertilizantes na agroecologia da batatinha trabalhada nesta safra nos municípios da região do Brejo Agreste da Paraíba.

A informação é do assessor técnico da AS-PTA, Emanoel Dias, justificando que na atual conjuntura climática na região da Borborema, o trabalho de resgate da batata agroecológica promete ser animador para as famílias agricultoras na Borborema e que as entidades estão trabalhando para finalizar o monitoramento de todas as famílias que plantaram a batata na Borborema nesta safra 2013. Esse ano já sabemos que 115 famílias plantaram mais de 1200 caixas de batatinha, nossa expectativa será fazer um monitoramente bastante detalhando até o final da safra, explica Emanoel.

Dias informou que, neste ano de 2013 as entidades parceiras no projeto de resgate e retomada da cultura da batatinha, centraram esforços no trabalho de melhoria da regeneração dos solos na busca de melhorar a produção da batata agroecológica e as demais produções do roçado.

Ele explica que foi ampliado a produção do tradicional trabalho com os biofertilizantes e que foi iniciado a experimentação com adubação dos roçados com MB4 (pó de rocha). Nesse sentido, foram implantados 04 campos de multiplicação de batata semente, adubados com doses diferentes de pó de rocha, estamos conduzindo as pesquisa com apoio da EMEPA, posteriormente teremos resultados.

Programação
08:30 Boas vindas e apresentação dos participantes
Apresentação dos participantes e levantamento com as famílias das principais expectativas para esse momento de troca de conhecimentos;
09:00 Porque utilizamos os biofertilizantes?
Rodada de depoimentos dos agricultores e agricultoras a partir de suas experiências práticas como os efeitos dos biofertilizantes nas plantas e no solo. Quais são os efeitos dos biofertilizantes na produção dos roçados?
09:30 Apresentação de experiências de uso e manejo dos biofertilizantes
Primeira experiência – Evaldo Tomé – Areial: Comunidade Gravatazinho;
Segunda experiência – Robson Alves Gertrudes, Robinho(foto) – Lagoa Seca: Retiro;
10:00 Apresentação e contribuições – Professor Marcos Barros
Efeitos do uso do biofertilizantes nas lavouras: benefícios nutricionais e no controle das pragas e doenças (fitoproteção);
Efeitos do uso do biofertilizantes no solo: efeitos positivos na fertilidade dos solos;
Produtos utilizados na produção dos biofertilizantes e seus efeitos nas plantas e no solo;
12:00 style=mso-tab-count: 1>     Almoço
Motivar as famílias a localizar no mapa do Polo da Borborema (inserir uma pequena gravura), onde estão localizadas as biofabricas para produção dos biofertilizantes. Na ocasião vamos organizar um pequeno monitoramento sobre a produção de biofertilizantes no primeiro semestre de 2013.
14:00 style=mso-tab-count: 1>     Atividade prática de produção de biofertilizante
Etapas de produção dos biofertilizantes: principais cuidados na produção, diferentes formas de utilização, dosagens e seus efeitos e período de uso dos biofertilizantes (carência do produto);
15:00 style=mso-tab-count: 1>     Encerramento e avaliação da formação;
Estimular que os participantes comentem sobre a experiência vivencia e algo que chamou atenção (aprendizados) durante a realização da oficina de formação.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Universo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top