Agricultores familiares potiguares participam de oficina sobre mandiocultura na Festa do Boi

Durante a 50ª Festa do Boi, os agricultores familiares que visitaram os projetos da Emater-RN, na Fazendinha Agroecológica, aprenderam mais sobre a cadeia produtiva da mandioca a partir do trabalho organizado pelo técnico do escritório de Bom Jesus, Juarez Damasceno, responsável pelos ensinamentos às caravanas de produtores do interior.

Segundo a assessoria daquele órgão de extensão, os agricultores e agricultoras aprenderam como aproveitar a mandioca para ração animal, insumo importante, porém escasso principalmente nesse período de estiagem é que é tida pelo extensionista com uma alternativa de baixo custo e com alto valor nutritivo para os animais. “Da mandioca pode ser feito o feno da maniva (caule da planta), das folhas e da raiz. Já a manipueira, líquido extraído da mandioca quando é prensada, antes considerado altamente poluidor do meio ambiente, hoje é usada tanto como defensivo natural para o combate de pragas das plantas, como também para alimentação do rebanho, desde que passe pelos procedimentos corretos para ser aproveitado com esse fim”, explica aquela assessoria ao dialogar com Stúdio Rural.

Aquela assessoria explicou ainda que na Fazendinha Agroecológica também foi instalada a réplica de uma casa de farinha e uma tapiocaria com um torrador onde é despejada a massa da mandioca e transformada em farinha, sob a responsabilidade de produtores das comunidades de Ponta de Várzea e do Cobé, ambas do município de Vera Cruz oportunidade fazendo com que os visitantes tivessem a oportunidade de degustar e comprar beijus feitos na hora no período da tarde e da noite durante o evento.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top