Agricultura familiar realiza encontro da juventude camponesa do Pólo da Borborema

Entidades da agricultura familiar agroecológica do Território da Borborema realizam na próxima sexta-feira 27 e sábado 28 de agosto, no Hotel Fazenda Day Camp,em Campina Grande, o I Encontro da Juventude Camponesa do Pólo da Borborema.

style=FONT-FAMILY: ?Arial?,?sans-serif?; FONT-SIZE: 10pt>Para a direção da AS-PTA e Pólo da Borborema, o encontro contará com cerca de 70 jovens de 15 municípios do Pólo, terá início a partir das 08:30 horas da manhã e tem por objetivo construir coletivamente uma leitura sobre a realidade no contexto da agricultura familiar camponesa e elaborar um programa de formação mais permanente junto aos jovens e fortalecer a auto-organização da juventude no Pólo da Borborema.

style=FONT-FAMILY: ?Arial?,?sans-serif?; FONT-SIZE: 10pt>A equipe Domingo Rural conversou com o representante do Pólo da Borborema, Nelson Ferreira dos Santos, sobre os preparativos do encontro e ele garante que terá como objetivo fazer uma análise profunda sobre a participação do jovem na agricultura familiar e trazer para uma reflexão AA importância desse jovem na agricultura familiar a partir das experiências já realizadas por esse segmento. “Primeiro os jovens que estão participando desse encontro são dos municípios que fazem parte do Pólo Sindical, então temos jovens da área Curimataú, jovens do Agreste e jovens do Brejo, ou seja, essas regiões são onde o Pólo Sindical atua style=mso-spacerun: yes>  com agricultura familiar exatamente com esse público jovem que são filhos de agricultores e agricultoras que tem suas experiências, então o Pólo vai exatamente reunir nesse primeiro encontro para ouvir também dos jovens essas experiências e começar valorizar as experiências dos jovens”, explica Ferreira ao dialogar com a equipe Stúdio Rural.

style=FONT-FAMILY: ?Arial?,?sans-serif?; FONT-SIZE: 10pt>Nelson lembrou que essa ação remete ao mesmo trabalho que foi feito no passado com as mulheres da agricultura familiar agroecológica que hoje estão bem articuladas e fortalecidas nas suas organizações sindicais e associações de agricultores e agricultoras e comissões temáticas que discutem o papel econômico, social, ambiental dentre outros da agricultora familiar do Pólo da Borborema. “Então o Pólo Sindical tem um trabalho desde 2004, se eu não me engano, com a questão das crianças, ou seja, é uma campanha que tem no fortalecimento da agricultura familiar e o fruto desse trabalho é que essas crianças, ao longo desses anos, elas foram crescendo e também se tornando adolescentes e algumas também já em sua juventude, entrando na fase de jovem. Então é assim, é fruto desse trabalho que este evento também parte desse público do jovem dessa articulação que são mais de três mil crianças que o Pólo vem trabalhando e muito dessas crianças são adolescentes e jovens. E sem falar nos outros jovens sempre fez parte da agricultura familiar e que esse encontro exatamente vai tentar diagnosticar com eles esses valores que são frutos dessa juventude que atua hoje no campo e na zona rural”.

Segundo a coordenação do evento, o segundo dia será dedicado à análise do papel da agricultura familiar na construção da agricultura agroecológica do Território Agroecológico da Borborema começando com a apresentação do trabalho do Pólo a partir de apresentação de carrossel com experiências de jovens que trocarão experiências e vivências com os demais com expectativa de um projeto de desenvolvimento sustentável.

style=FONT-FAMILY: ?Arial?,?sans-serif?; FONT-SIZE: 10pt>Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top