Agroindústria Tropical realiza Seminário sobre qualidade da água

A Embrapa Agroindústria Tropical realiza nesta segunda-feira(08/06) Seminário Vigilantes da Água que acontecerá no auditório daquela unidade de pesquisas tem como objetivo apresentar e discutir experiências de monitoramento participativo da qualidade da água nos Estados Unidos, Minas Gerais e Ceará.

A informação foi repassada pela assessora daquela casa, Teresa Ferreira, justificando que o projeto Vigilantes da Água ou Global Water Watch tem como objetivo monitorar a qualidade de fontes de água utilizadas para consumo humano e para isso, capacita e forma agentes ambientais pertencentes à própria comunidade, denominados Vigilantes da Água.

Ela informou que o Programa surgiu no Alabama/EUA, na Universidade de Auburn, e se espalhou por diversos países, como Filipinas, Equador e Indonésia. No Brasil, o Programa teve sua experiência pioneira no Vale do Jequitinhonha, região semi-árida de Minas Gerais. “No Estado do Ceará, as atividades foram iniciadas em 2006, por meio de projeto da Embrapa Agroindústria Tropical”, relata. “O Seminário Vigilantes da Água contará com a presença de Bryan Lee Duncan, da Universidade de Auburn, que falará do monitoramento participativo da qualidade da água nos Estados Unidos. Também estará presente Carlos Eduardo Siste, do Fundo Cristão para Crianças, que abordará a experiência do projeto Vigilantes da Água no Vale do Jequitinhonha (MG)” explica.

Ferreira disse que os vigilantes organizam encontros periódicos nas comunidades, utilizam os resultados encontrados nas análises para discutir e mobilizar as famílias para os problemas diagnosticados, seus impactos sobre a saúde e o bem-estar das pessoas, bem como discutir soluções visando recuperar e proteger as fontes de água.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top