Arranjo produtivo conquista III Mostra Flores e Sabores do município de Areia

Mulheres agricultoras e agricultores familiares estarão participando da III Mostra Flores e Sabores do município de Areia, Brejo paraibano, em evento que acontecerá no dia 03 de abril próximo, tendo como local o empreendimento Flores Vila Real, numa promoção da ADESMAF, Associação para o Desenvolvimento Sustentável de Macacos e Furnas comunidades que se destacam no sistema produtivo de flores fortalecendo a diversidade da agricultura familiar.

Conforme a diretora daquela associação, Maria das Dores dos Santos Lima, Maria Flores, na atualidade o cultivo de flores tem sido um item fundamental para o fortalecimento da agricultura daquelas comunidades enquanto geradora do complemento de renda. “Esse evento tem o objetivo de dar visibilidade a produção dos associados onde o ponto principal são as flores, mas ao mesmo tempo temos as pessoas que trabalham com hortaliças, pessoas que trabalham com galinhas caipiras, pessoas que trabalham com ovos, temos pessoas que trabalham com a produção do mel, que trabalham com mandioca e, desta forma, agregam valor fazendo o beiju, bolos, tapiocas onde, dentre os muitos associados, temos aqueles que se direcionam para aquilo que tem mais habilidades”, explica aquela liderança ao dialogar com Stúdio Rural.

Santos Lima explicou que a ação se iniciou em 2020 com sequência em 2022 que contaram com um público amplo que pôde comprar produtos e ao mesmo tempo tomar conhecimento do processo integrado de produção.

Nesta edição, explica Maria, diversas entidades estão como parte no processo a exemplo da prefeitura municipal, UFPB, Empaer, UEPB, Banco do Nordeste, APL da Floricultura do Estado da Paraíba, o Projeto Paraíba Produtiva e garante que a Mostra Flores e Sabores já está figurando no calendário municipal de eventos.

O evento será espaço de exposição, comercialização, gastronomia com Pancs, oficinas de cultivos de flores e compostagem dentre outras ações in loco nos espaços de produção. “Nesse dia estaremos mostrando flores e que se pode fazer em forma de derivados com as plantas como doces, geleias, sucos dindins, picolés e toda a produção diversificada da agricultura familiar, teremos músicas ao vivo, oficinas na produção de Pancs que são as comestíveis e teremos também uma oficina de arranjos florais”, explica.

Programação
08:00 horas – Abertura da mostra
08:30 horas – Exposição e feira de produtos da agricultura familiar
11:30 horas- Intervalo para o almoço
13:30 horas às 15:30 horas – Minicursos e Oficina
Palestrante – Benja Ferreira e Pedro Gadelha
.        Minicurso 1: Identificação de plantas Ornamentais
Palestrante – Benja Ferreira e Pedro Gadelha
.       Minicurso 2: Produção de PANC´s
Palestrante: Maria das Dores
.      Oficina: Produção de arranjos Florais
Ministrante: Márcia Gondim
15:30 horas às 16:00 horas – Encerramento com chá da tarde e música ao vivo.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top