No Ceará: governo entrega sementes selecionadas beneficiando 155 mil agricultores

O governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Rural – SDA e a Ematerce, está num processo de distribuição das sementes selecionadas para 155 mil famílias agricultoras para esta safra 2024 como parte do Programa Hora de Plantar.

Conforme a assessoria de comunicação daquele governo, a ação objetiva a distribuição de sementes selecionadas, mudas de fruteiras e de madeiras nobres, para os pequenos agricultores familiares de todos os municípios do Ceará, exceto Fortaleza-CE e Maracanaú-CE.

Ainda conforme aquela assessoria, o Programa Hora de Plantar, versão 37ª, safra 2023/2024, está contemplando 155.000 agricultores familiares num programa que contabiliza recursos da ordem de R$ 26,0 milhões que foram repassados pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza e pelo tesouro do Estado, ficando a coordenação do programa com a SDA e a execução com a Ematerce.

Aquela assessoria explicou que “o programa Hora de Plantar, 2023/2024, 37ª edição adquiriu e colocou a disposição dos agricultores familiares, 231 toneladas de feijão caupi, 2.000 toneladas de milho híbrido, 500 toneladas de milho variedade, 180 toneladas de sorgo forrageiro, 10 toneladas de algodão, 3 toneladas de capim mombaça, 500.000 mudas de cajueiro anão precoce, 4.445 mudas de aroeiras, 39.926 mudas de sabiá, 5.000 metros cúbitos de manivas de mandioca e, 2,5 mil raquetes de palmas forrageiras”.

“Cabe à Ematerce, com a ajuda dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e Secretarias Municipais de Agricultura, a distribuição das sementes e mudas colocadas à disposição do programa. Fica com a Ematerce a responsabilidade dar assistência técnica e extensão rural aos contemplados e incentivá-los no uso de uma semente de qualidade em vez de grãos, visando o aumento da produção e da produtividade”, afirma o coordenador do programa Hora de Plantar na Ematerce, Engenheiro Agrônomo, Francisco Paes Pinheiro.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / Ascom
Foto:    Arquivo Ascom Ematerce

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top