Asplan realiza treinamento para agentes que atuarão em análises da cana nas usinas paraibanas

A Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) começou, nesta segunda-feira (11/07), um treinamento para capacitação e posterior contratação dos profissionais que atuarão como agentes tecnológicos nas nove unidades industriais locais durante toda a safra 2011/2012.

Segundo a assessora de comunicação da entidade, News Comunicação, durante a capacitação, que terá partes teóricas e práticas, os profissionais aprenderão sobre normas e procedimentos que regulamentam toda a etapa de análise da matéria prima no laboratório das unidades industriais, além de noções de informática. “A capacitação terá duração de 44h/aula. Nas aulas teóricas, os agentes recebem noções de style=mso-spacerun: yes>  capacidade de organização, facilidade de relacionamento, aprendem detalhes dos equipamentos utilizados nas análises, vêem a discrição detalhada das atividades, aprendem a utilizar o livro de ocorrências, a aferir os equipamentos, além de trabalhar com o cálculo matemático dos dados de análises coletados para determinação do valor da ATR”, explica News e garante que na parte prática, eles aprendem a fazer a coleta das amostras, o desfibramento e homogeneização, a pesagem da matéria prima, extração do caldo e a realização das análises, além de receberem conhecimentos sobre o sistema de processamento de dados. “A parte prática é feita no laboratório da Asplan, instalado no prédio sede, em João Pessoa”.

News informou que são 23 profissionais novatos que iniciaram a capacitação e que na maioria busca o primeiro emprego. “A maior parte tem o ensino médio concluído e apenas quatro estão cursando uma universidade. Dos 23 candidatos, apenas dois já trabalharam em indústria sucroalcooleira”, explica, acrescentando que o químico, consultor e pesquisador da Universidade Federal Rural do Pernambuco (UFRPE), Francisco Dutra Melo e a instrutora do Departamento Técnico da Associação (Detec), Marlene Maria de Lima, são os instrutores do curso que acontece no auditório da Asplan, até a próxima sexta-feira (15).

Fonte : Stúdio Rural / Programa Universo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top