Assentados da Reforma Agrária serão incluídos de forma automática no Cadastro da Agricultura Familiar

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) tornou automática a inclusão de assentados da reforma agrária no Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), em anúncio no final de fevereiro, durante a 6ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf). A medida ocorreu com a implementação do novo sistema CAF 3.0 e já beneficiou mais de 320 mil famílias.

O novo sistema CAF 3.0 utiliza interoperabilidade de dados para desburocratizar o cadastramento e ampliar o acesso a políticas públicas voltadas ao fortalecimento da produção de alimentos e da segurança no campo.

Para Arthur Rimoldi, diretor do Departamento do CAF, na Secretaria de Agricultura Familiar e Agroecologia (SAF) do MDA, a inovação representa um marco na inclusão produtiva dos assentados: “Com essa medida histórica para a reforma agrária, garantimos que os assentados e assentadas sejam reconhecidos e possam acessar programas e políticas públicas como o PAA, o PNAE, a Aposentadoria Rural, entre outras. A inclusão de mais de 460 mil pessoas é o resultado do novo CAF 3.0 em integração com todos os registros de beneficiários da reforma agrária do Incra”, destacou.

O secretário da Agricultura Familiar e Agroecologia do MDA, Vanderley Ziger, reforçou que a inclusão é um passo decisivo para fortalecer a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável no campo. “Com essa mudança, estamos ampliando as oportunidades para as famílias assentadas e consolidando a agricultura familiar como eixo estratégico do desenvolvimento rural. O acesso ao CAF garante direitos e fortalece a produção de alimentos saudáveis para o Brasil”, afirmou.

Historicamente, menos de 20% dos beneficiários da Reforma Agrária conseguiam obter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ou o próprio CAF, documentos essenciais para acessar programas voltados para apoiar e fortalecer a produção e comercialização de alimentos da agricultura familiar. Com a mudança, todos os novos assentados da reforma agrária serão automaticamente incluídos no CAF de forma periódica.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / Ascom

Compartilhe se gostou

3 Comentários

  1. josilene Rodrigues de aquino -  9 de abril de 2025 - 17:13

    nesse caso não precisamos mas atualizar o CAF será atualizado automaticamente pelo próprio sistema?em relação a aposentadoria rural para quem deu entrada com 55 anos no caso do sexo feminino e o INSS negou recorreu com a justiça Federal e foi negado dinovo sendo que todas as provas foram veridicadamente apresentadas pode ser novamente recorrido?

    Responder
  2. Jorge Dias inucencio -  10 de abril de 2025 - 09:22

    Quero poder participar por que esse é um projeto muito produtivo

    Responder
  3. Jorge Dias inucencio -  10 de abril de 2025 - 09:23

    Quero poder participar por que esse é um projeto muito bom

    Responder

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top