Atualização em avicultura 2018 é destaque no Programa Domingo Rural e Esperança no Campo

SR271118aPra falar sobre o 10º ATUAV, Encontro de Atualização Técnica da Avicultura Paraibana que aconteceu nos últimos dias 07 e 08 de novembro, em Campina Grande, é que Programa Domingo Rural e Programa Esperança no Campo entrevistaram o veterinário representante da empresa Genaves, Paulo Roberto Rodrigues de Deus; e o representante da empresa Mauricéia Alimentos, especialista em avicultura industrial Janduilson Costa de Macedo momento em que classificam como importante evento para entrosar criadores com mercados de alimentos, medicamentos e com o mercado consumidor do produto carne e ovos dentre outros.

“O evento é realizado anualmente para trazer novidades para os produtores avícolas e rurais com novidades na questão de nutrição animal, manejo animal, de mercado, avanços em tecnologias de vacinas, e pra gente é muito importante porque é um espaço pra divulgação das novidades, como eu falei, e deixar os produtores antenados com o que está ocorrendo no mundo avícola”, explica o veterinário Paulo Roberto Rodrigues de Deus ao iniciar diálogo com Stúdio Rural. Ele aproveitou para falar sobre como está o desenvolvimento da avicultura no Nordeste brasileiro. “A avicultura no Nordeste é desenvolvida em cima das tecnologias, como já falei, nós sofremos com a questão do clima, mas nós temos algumas práticas que atenuam essa adversidade como isolar áreas de galpão com cortinas, plantar árvores em volta de galpões para refrescar o ar ambiente para que as aves sintam-se mais confortáveis. E um grande entrave que nós temos é quando nós falamos de milho que é todo importado, o avicultor nordestino compra 100% do milho de outros estados a exemplo de parte da Bahia, do Goiás e as vezes até do Mato grosso”, explica dizendo que são entraves na atividade, mas que a forma de organização do segmento tem feito a diferença na superação.

“Faço avaliação de que foi um evento que supre todas as expectativas já que é um evento direcionado ao setor avícola aqui da Paraíba que é um setor que vem a cada ano buscando desenvolvimento com sustentabilidade e o Atuav está tendo um papel importantíssimo com relação a isso, trazendo subsídio para os pequenos produtores avícolas da região”, explica Janduilson Macedo que ministrou mini curso evidenciando o manejo de poedeiras em períodos iniciais.  “A gente foi passar um pouco da vivência de campo nesse segmento que está a cada dia aumentando a sua produtividade no Nordeste e no Brasil e buscar passar para o pessoal que estava no mini curso que hoje temos um material genético capaz de produzir, em cem semanas, 500 ovos. Então esse é um grande desafio nosso aqui da região do Nordeste que tem temperatura muito elevada, as vezes com dificuldade de trazer matéria prima pra fazer a ração aqui na região e conseguir manejar e fazer com que esse material genético, essa ave poedeira, consiga ao final das cem semanas essa produção de 500 ovos”, explica Janduilson ao iniciar seu diálogo com o público ouvinte Programa Domingo Rural e Programa Esperança no Campo.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top