Auditores federais vêm à Paraíba para avaliar combate a aftosa e serviços veterinários

Nessa segunda-feira(04), auditores federais virão à Paraíba com o propósito de avaliar in loco a situação dos serviços veterinários do estado.

A informação é do assessor de comunicação da Delegacia Federal da Agricultura no Estado da Paraíba, Dalmo Oliveira da Silva, justificando que a auditoria estava prevista desde fevereiro, e faz parte do cronograma de ampliação da zona livre de febre aftosa no nordeste. “No final da semana, após passar por João Pessoa, Umbuzeiro, Campina Grande, Santa Luzia, Patos, Pombal e Taperoá, os dois auditores elaborarão um relatório que analisará a atual situação da Paraíba no combate à febre aftosa”, complementa aquele assessor ao dialogar com Stúdio Rural, informando que desde 1998 o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento vem investindo em convênios com os estados para a erradicação do vírus circulante da febre aftosa.

Ao contatar com Stúdio Rural, Dalmo informou que caso o relatório se mostre positivo o estado passará para o próximo ponto do cronograma, que será o inquérito soro epidemiológico. “Segundo o Superintendente Federal de Agricultura, Hermes Ferreira Barbosa, na Paraíba, aproximadamente 4 milhões de reais foram aprovados para o convênio Mapa e Secretaria de Agricultura da Paraíba, para o ano de 2011”, explica acrescentando que no ano 2009, a Paraíba conseguiu obter a classificação de médio risco para a febre aftosa, classificação que permitia o comércio apenas para outros estados de médio risco e para áreas livres depois de quarentena e sorologia. “Com a classificação de zona livre da febre aftosa com vacinação, a Paraíba passará a comercializar livremente com outros estados e poderá exportar para outros países”.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top