Barra de Santana realiza Dia de Campo sobre Armazenamento de ração e melhoramento do rebanho

Depois da realização de encontros, cursos e palestras realizados no primeiro semestre deste ano e passado o período das chuvas, agora é a vez do processo continuado de ações voltadas ao desenvolvimento da agricultura e pecuária do município de Barra de Santana que tem se destacado pela sua pecuária e ao mesmo tempo pela ameaça com a chegada da Cochonilha do Carmim em municípios do território do Cariri Oriental dentre outros.

Como forma de continuar as ações e trabalhos de plantio de culturas forrageiras e construção de silos já iniciados por aquela entidade sindical, agora é a vez da realização de um Dia de Campo como ação continuada no Território do Cariri Oriental, mostrando como e porque fazer silos, evidenciar o perigo da Cochonilha e apresentar as novas variedades de palmas resistentes e multiplicadas no município e no território além de evidenciar resultados da pecuária leiteira no município e os mercados existentes dentre outras informações.

O Dia de Campo acontece no próximo dia 18 de outubro, na propriedade do agricultor José Carlos costa, Carlinhos, situado na comunidade Pau da embira/Riacho das folhas ás 8 quilômetros da cidade.

Segundo informações do presidente daquele sindicato, Paulo Medeiros Barreto, uma das estações abordará a importância da palma forrageira para a pecuária, variedades resistentes a Cochonilha do Carmim enquanto alternativa viável na diversidade possível para a alimentação do rebanho e contará com participação do técnico da Emater local, Marcelo Rodrigues de Oliveira e representação técnica da Emepa que tem sido parceira através do pesquisador Edson Batista Lopes com notável trabalho de pesquisa e multiplicação das variedades de palmas resistentes a cochonilha.

Medeiros informou que a viabilidade econômica e ambiental da cultura do sorgo, do milho, do capim elefante dentre outras variedades na construção de silos trincheiras diretos no solo serão abordadas no evento que contará também com o quadro técnico da Coapecal, Cooperativa Agropecuária do Cariri. Parcerias exitosas como as ações do Projeto Balde Cheio também estarão em evidência como forma de compartilhar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Sebrae Paraíba junto aos pecuaristas daquele e outros municípios, explica Medeiros.

A atividade conta com a realização e coordenação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barra de Santana em parceria com a Emater local, coordenação do Fórum de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Cariri Oriental Paraibano e Coapecal, Cooperativa Agropecuária do Cariri dentre outras parceiras.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top