Bispo de Palmares visita cooperativa na Zona da Mata pernambucana

Nesta quarta-feira (4), Dom Henrique Soares da Costa, bispo de Palmares, visitou o parque industrial da antiga usina Pumaty, atual Cooperativa Agrocan – formada por produtores de cana.

A informação é do assessor de comunicação da AFCP, associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco, Robério Ferreira, explicando que o religioso foi conferir a experiência agroindustrial dos canavieiros na Zona da Mata Sul pernambucana, que tem promovido maior distribuição de renda na região da Diocese de Palmares (formada por vários municípios da região, inclusive Joaquim Nabuco, local onde fica a usina). “A volta da unidade garantiu 4 mil empregos diretos e indiretos. Em menos de três meses de reaberta, ela já faturou mais de R$ 30 milhões, aquecendo a economia local”, explica Coutinho acrescentando que o presidente da AFCP, Alexandre Andrade Lima, disse ser uma satisfação ver que importantes setores da sociedade, a exemplo do representante da Igreja Católica, reconhece o esforço do segmento ao reabrir a antiga usina Pumaty, voltando a gerar renda na região.
Ao dialogar com Stúdio Rural, Robeperio Coutinho explicou que a AFCP e o Sindicape, Sindicato dos Cultivadores de Cana do Estado de Pernambuco esperam fazer o mesmo em outra região da Zona da Mata relatando que o propósito das entidades é reabrir a usina Cruangi, em Timbaúba. “Já elaboraram projeto de arrendamento e gestão da unidade, por meio de uma cooperativa de canavieiros, e encaminharam ao Governo do Estado desde 2013”, explica aquele assessor, relatando que no ano passado, em março, o então governador Eduardo Campos havia se comprometido a apoiar o projeto e que o sucessor, João Lyra Neto, não deu encaminhamento.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top