BNB aprova projeto de pesquisa sobre sistemas de produção da palma

O diretor-presidente da Emparn, Henrique Eufrásio de Santana Júnior, assinou um convênio com o Banco do Nordeste – Fundação ETENE-FUNDECI, para financiamento do projeto de pesquisa Avaliação de sistemas de produção de palma forrageira irrigada e adensada no Rio Grande do Norte.

Segundo a assessoria de comunicação da Emater daquele estado, o projeto será coordenado pela Emparn e conduzido em parceria com diversas instituições como a Emater-RN, UFRN, UFRPE, IPA e ACOSC e receberá um investimento de R$ 100 mil para o período de três anos.

Aquela assessoria lembrou que a aprovação da proposta foi comemorada pela equipe de produção animal da Emparn já que permitirá a avalidação dos trabalhos com palma adensada e irrigada, que já vinha sendo conduzido em vários municípios do Estado pelo agrônomo Alexandre Wanderley.

O projeto, segundo aquela assessoria, visa avaliar sistemas de cultivo irrigado e adensado de palma forrageira no Estado, com ênfase na sustentabilidade técnica, econômica e ambiental.

Entre outros parâmetros a serem pesquisados podem ser mencionados os seguintes: frequência de irrigação; freqüência e intensidade de corte, níveis de adensamento e fertilização, controle de ervas daninhas, produção do farelo da palma, quantificação do potencial produtivo de matéria verde e seca, exerimentos que envolverão os municípios de Lajes, Angicos, Cruzeta e Pedro Avelino.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top