Entidade de agricultores de Bom Jardim-PE assume papel de Unidade Gestora do P1MC

Com ações voltadas ao desenvolvimento do município de Bom Jardim-PE desde o ano de 1993, a associação dos agricultores e agricultoras daquele município passa a assumir importante papel como Gestora Microrregional do P1MC, Programa Um Milhão de Cisternas, responsável pela construção dos equipamentos estruturadores e mobilização de convivência na região semiárida com ações que vão além das fronteiras daquele município e envolve municípios diversos daquela microrregião agrestina.

Segundo a assessoria da ASA daquele estado, ao longo desses anos a entidade vem trabalhando tecnologias adaptáveis á região, justificando que há anos trabalhavam com a agricultura convencional e em determinado momento, com a assessoria do Centro Sabiá, perceberam que o modelo de agricultura convencional não estava dando certo, passando a discutir um novo processo de aprendizado e a implantação da agricultura agroflorestal. “Com o intuito de fortalecer o trabalho com agroecologia, que os agricultores/as vinham realizando em suas propriedades, foi criada a Associação dos Agricultores/as Agroecológicos de Bom Jardim (Agroflor), no ano 1999. E ao longo dos anos, a associação desenvolveu ações de multiplicação da agricultura agroflorestal”, justifica aquela assesoria, tema que foi evidenciado no Programa Domingo Rural da Rádio Serrana de Araruna em conexão com a Rádio Cultura de São José do Egito e Rádio Independente do Cariri.

Segundo informações daquela assessoria, desde o início deste ano que a Agroflor é Unidade Gestora Microrregional (UGM) do Programa Um Milhão de Cisternas Rurais (P1MC), da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), no Agreste Setentrional, deixando de ter atuação apenas em Bom Jardim e passando a atuar em 12 municípios da região.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top