Bonita discute apicultura para Caturité e região do Cariri Oriental

A comunidade Bonita de Caturité sediará nesta quinta-feira(14/05) um Fórum de Apicultura em evento que acontecerá na Fundação Nossa Senhora da Conceição, no Sítio Bonita de Caturité, tendo início às 09 horas da manhã e contará com participação de apicultores e pessoas interessadas na atividade de diversas localidades.

Stúdio Rural conversou com o representante daquela fundação, José Faustino Neto(foto direita), que explicou como será desenvolvida a atividade durante esta quinta-feira. “Inclusive nós estamos com um Fórum de Apicultura na quinta-feira dia 14 na sede assistencial da Bonita, município de Caturité, na qual já queremos deixar o registrado aqui no seu programa o convite aos apicultores aqui do Território do Cariri Oriental que queiram está presentes”, disse Faustino ao participar do Programa Esperança no Campo da Rede Esperança de Rádio nesta quarta-feira(13/05), relatando que no município já vem sendo feito um trabalho com criação de abelhas onde foi criado a Associação dos Apicultores e Meliponicultores já com a participação direta de 16 apicultores produzindo mel que é utilizado na alimentação das famílias e vendido no mercado local. “Essa semana um dos apicultores já colheu 450 quilos de mel e para um pequeno produtor já uma grande produção”, comemora Faustino garantindo que este é o memento do Cariri ter amplo crescimento na criação de abelhas já que os projetos do Território do Cariri contemplaram a apicultura neste ano de 2009.

Ele disse que o mercado ainda representa um dos fatores limitantes em razão do modelo de organização, mas diz acreditar que com a melhor organização o mercado será melhor interpretado e o produto terá melhor inclusão junto ao consumidor. “Nós temos também nossa visão voltada para a apicultura porque é um tipo de atividade que não fortalece só ao apicultor como também fortalece ao meio ambiente, como você sabe que até a Petrobrás hoje está financiando projetos de apicultura porque todo mundo está preocupado hoje com o meio ambiente”, explica Faustino Neto.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top