Cabaceiras continua discussões pela revitalização do alho em Ribeira

A cidade de Cabaceiras continua no processo de discussão, planejamento e execução de ações práticas em torno da revitalização do alho naquele município.

Para continuar a cadeia produtiva do alho cabaceirense, foi realizado uma reunião na última sexta-feira(09) na comunidade Ribeira, evento que contou com a presença do prefeito de Cabaceiras, Ricardo Aires, secretário de agricultura e meio ambiente do município e presidente da ARPA, Associação Ribeirense de Produtores de Alho, Carlos José, secretária da ARPA, Julieta Duarte de Farias, gerente da Embrapa Transferência de Tecnologias, Campina Grande, Heleno Alves de Freitas, agente de desenvolvimento do BNB, Roberto Carlos; representa do PEASA/UFCG, Paulo Marcelo e agricultores especializados na tradicional produção de alho de Ribeiras que juntos discutiram uma ampla pauta em torno da produção, beneficiamento e mercado da cultura do alho.

Stúdio Rural compareceu ao local e conversou com o prefeito Ricardo Aires que falou sobre a importância da reunião, dizendo ser a seqüência de um trabalho começado desde o ano passado em parcerias com entidades diversas e que aponta para o resgate sustentável da cultura naquele município. “Tivemos a primeira experiência no primeiro ano que como todo começo tem certa dificuldade, hoje estamos aí aprimorando as nossas definições para que agora em 2008 nós já consigamos ter uma produção bem melhor e com a qualidade bem melhor do alho e além disso agregar valor ao produto já que tivemos a construção da fábrica da pasta de alho e tenho certeza que isso vai melhorar muito o produto aqui de Ribeira de Cabaceiras”, justificou Aires.

Agricultor em Ribeira, Lindário Ramos de Andrade disse que as coisas estão caminhando e que as dificuldades estão desaparecendo e dando lugar a um novo momento de produção já que este ano o trabalho será desenvolvido num processo de amplo inverno, lençóis d água enriquecidos e entidades mais sintonizadas para com as ações á serem desenvolvida na comunidade. “Aqui é a terra do alho, a Paraíba conhece Ribeira de Cabaceiras como a terra do alho, creio que o alho dá e nós temos a produzir, a chegar ao tempo em que chegamos a produzir até 400 toneladas de alho aqui na nossa comunidade”.

O secretário de agricultura e meio ambiente daquele município caririzeiro, Carlos José Duarte Pereira, disse avaliar como importante espaço de entendimento dentro do novo momento pelo qual passa a cultura naquela comunidade e que é sempre objetivo da ARPA e Prefeitura municipal trazer as parceiras para discutir o projeto de revitalização da cultura onde a associação mostrou todo o trabalho desempenhado e todo o empenho das famílias de agricultores envolvidas no processo produtivo. “A gente está confiante depois destes novos encontros acontecidos esse ano, a gente está chamando cada parceiro pra cada um de nós formalizaremos uma agenda de compromisso para que cada uma assuma seu papel dentro do projeto”, informa Duarte Pereira.

Para o coordenador da Coopagel, cooperativa responsável em trabalhar a organização e capacitação das famílias para gerir recursos e projetar ações de produção, agregação de valor e mercado, a reunião foi de fundamental importância para definir melhor a responsabilidade de cada parceira no processo revitalizador da cultura. “Esse foi um encontro importante porque envolveu lideranças locais, inclusive a prefeitura de Cabaceiras e foram tiradas algumas dúvidas, na última reunião nós ficamos de mostrar para a comunidade o que era possível ser realizado e a Coopagel cumpriu a etapa que era dela, o compromisso dela e cabem as outras instituições também cumprirem a sua parte”.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top