Cariri Oriental promove encontro do fórum pelo fortalecimento de políticas territoriais

Entidades e lideranças dos municípios do Cariri Oriental, componentes do Fórum de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Cariri Oriental Paraibano, participarão de uma plenária territorial que acontecerá na próxima quinta-feira, 19 de março, na cidade de Boqueirão.

O evento é uma promoção do Instituto de Desenvolvimento do Cariri Oriental, tem como local o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, início previsto para às 09 horas da manhã, e vai trabalhar temas já preestabelecidos além de agregar temas e informações sugeridas durante as atividades.

Detalhar informações sobre o Prodeter, Projeto de Desenvolvimento Territorial financiado pelo Banco do Nordeste para o fortalecimento da bovinocultura leiteira regional é um dos temas a ser exposto por agentes do BNB e assessores técnicos do Senar, órgão financiado para trabalhar as ações tecnológicas junto a pecuária daquele território.

Outro tema a ser evidenciado será o uso dos equipamentos adquiridos nos Projetos de Infraestrutura com recursos do governo federal em contrapartida com o governo estadual e governos e entidades locais.

Durante o evento, o professor da Universidade Federal da Paraíba(UFPB), economista José Jonas Duarte da Costa, falará sobre o “Instituto do Cariri do Bem Viver, Hemetério Duarte” que tem sede na zona rural de Caturité. “Vou falar sobre o que é esse instituto, sobre as metas e objetivos do instituto e sobre possíveis parcerias que são e serão construídas em consequência dos objetivos e metas da nova instituição”, explica Jonas que fez doação do terrento em setembro de 2019. “A meta nossa é formar uma cultura em defesa da caatinga do semiárido, a gente já tem no instituto projeto de uma doutoranda da Universidade Federal de São Carlos, já tem uma plantação de pitaya do Insa, já tem um trabalho do pessoal da Engenharia Florestal de Patos e a ideia é trabalhar tudo dentro do conceito de agroecologia de convivência com o semiárido”, explica Duarte ao dialogar com Stúdio Rural.         

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top