Cidade de Riacho de Santo Antônio realiza Exposição de Caprinos e Ovinos

A cidade caririzeira de Riacho de Santo Antônio realizou na última sexta, sábado e domingo(14, 14 e 15 de junho) a I Exposição de Caprinos e Ovinos daquela cidade, evento que contou com a participação de expositores de diversas cidades da Paraíba e de cidades do agreste pernambucano além de criadores e compradores de cidades diversas dos estados da Paraíba e Pernambuco.

Stúdio Rural compareceu ao local e conversou com criadores, expositores e autoridades locais que falam sobre a importância do evento para a vida e economia do município e municípios visinhos que pouco a pouco buscam a valorização da cadeia bodística da região.

Para o caprinocultor paraibano, visitante do evento, José Roberto Bezerra Neves, o evento é de fundamental importância para as cidades que circundam aquela cidade caririzeira, acrescentando que a qualidade dos animais, associada ao perfil dos criadores expositores dão a demonstração de que a caprinovinocultura dar sinal de que o segmento tem futuro garantido.

Stúdio Rural conversou com o criador Júlio Pedrosa, proprietário da fazenda São Sebastião, no município de Barra de São Miguel e que apresentou animais ovinos da Raça Doper e Santa Inês. “Foi uma boa atitude do prefeito porque sempre incentiva, uma pequena exposição pode se tornar grande, então foi muito bom para o município pra gente que é visinho aqui que vem com custo baixo para a exposição, eu tive oportunidade de trazer 19 animais”, justifica o criador fazendo comparações de como seria diferente se os eventos apenas acontecessem em locais mais distantes.

Outro entrevistado por nossa equipe, José Monteiro Filho, Dedé Monteiro, proprietário da fazenda Poço do Angico, município de Caraúbas-PB, participou do evento apresentando animais da raça caprina Boer e ovino Santa Inês, falou sobre a importância do evento para a região caririzeira e sobre as expectativas de mudanças e hábitos a partir de eventos como esse e de ações de capacitações promovidas pelo Sebrae Paraíba. “Sempre participo, participei de exposições em Santa Cruz do Capibaribe, Sertânia e estou sempre andando”, argumenta, justiçando que as exposições representam espaço em que se faz muita amizade e expectativa de negócios no futuro próximo.

João Alberto é do Sebrae e falou sobre a exposição para a cidade e região, acrescentando que não somente os produtos da caprinocultura saem ganhando, mas também o artesanato dentre outros produtos trabalhados pelas famílias de agricultores do município e da região. “O povo quer a caprinocultura, vê a caprinocultura como uma atividade que também dar lucro, que complementa a renda e esse evento que realizou-se durante esses festejos de Santo Antônio, padroeiro da cidade e na nossa avaliação a gente percebe que foi sucesso total com torneio leiteiro, cabras vencedoras com duas retiradas de leite de forma que o evento vem a mostrar a viabilidade da caprinocultura para o Cariri paraibano”, argumenta Alberto.

José Luiz Carlos da Silva, Lula, é vice-prefeito de Riacho de Santo Antônio e falou sobre o evento. Ele disse que bons criadores de renome estiveram participando do evento vendendo e comprando animais de alta qualidade genética o que promete muito para a realização do segundo evento dentre outros.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top