Agricultores familiares da Paraíba recebem curso sobre PAA Net

Os municípios paraibanos de Boqueirão, Pilões e Congo serão os próximos a receberem os técnicos da Conab que irão ministrar cursos sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Segundo a assessoria da Conab, as palestras enfatizam a utilização do “PAA Net”, ferramenta que facilita a participação das associações e cooperativas de pequenos produtores rurais no programa via conexão segura de Internet, evidenciando que os próximos cursos devem começar naqueles municípios após liberação de recursos por parte dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Ao contatar com Stúdio Rural aquela assessoria informou que a Conab já realizou o mesmo evento, nos dias 12 e 13 deste mês, para os agricultores familiares dos municípios de Remígio e Pedro Régis, mas os pequenos produtores de Lucena, Esperança, São João do Rio do Peixe, Natuba, Sousa e Cajazeiras também solicitaram a visita dos técnicos para instruções sobre o PAA Net, com o objetivo de agilizar o envio de suas propostas de participação no programa. “O programa atende a nove associações e cooperativas do estado, adquirindo produtos como ovos, frangos, hortifrutigranjeiros, polpas, mel, style=mso-spacerun: yes>  alho, entre outros. Recentemente, foram aprovados projetos de associações rurais de mais cinco municípios, que comercializarão sua produção com a estatal”, justifica, acrescentando que para o superintendente da Companhia aqui no Estado, Ângelo Viana, os alimentos adquiridos são doados normalmente nas próprias regiões, a famílias que vivem em condições de insegurança alimentar e nutricional.

O PAA é uma das ações do Fome Zero, sendo executado pela Conab há cinco anos com recursos do MDS, objetiva fortalecer a agricultura familiar e para serem beneficiados, os agricultores devem estar cadastrados no Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e apresentar um projeto para a Conab, que pode ser renovado após o período de um ano.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top