Cidade potiguar realiza festival estadual da mandioca e da farinha

De 21 a 25 deste mês o município de Vera Cruz, no Rio Grande do Norte, realizará a II Festa Estadual da Mandioca e a VI Festa da Farinha em evento promovido por entidades parceiras, dentre as quais o CDCC, Centro de Desenvolvimento Comunitário de Cobé e que terá como local o PETTI daquela cidade e também acontecerá em locais diversos, contando com ampla programação.

Segundo a assessoria da Emater-RN a programação acontecerá de forma intinerante objetivando envolver o maior número de famílias de agricultores e ao mesmo tempo construindo um processo compartilhado e intercâmbio de práticas e informações.

No dia 21 acontecerá o trabalho de abertura das atividades, evidenciando o tema “Processamento da mandioca” das 08 ás 14 horas envolvendo as comunidades Cobé e Santa Cruz, momento que terá como instrutoras do Senar, Neide Alcantara e Terezinha Matiniano.

No segundo dia(22) o tema em evidência será a Fabricação de tijolo, vinagre e sabão com a utilização da manipueira, terá como instrutor Antônio Paixão e Silva e acontecerá na sede da Associação da comunidade Araçá.

O terceiro dia de evento acontecerá no PETTI, evidenciará a fabricação de pão com adição de 20% da fécula da mandioca e terá como instrutor o técnico do Sebrae, Hécio Andrade. Ainda no mesmo dia acontecerão clínicas tecnológicas e palestras: Utilização de Manipueira com palestra do técnico da Emater, Ataíde Fontes; Cultivo de Mandioca, palestra trabalhada pelos componentes da Emparn, Maria Cléa e Marcos Moreira; Classificação Vegetal da Farinha, palestra trabalhada pelo representante da SFA, Marcos Barbalho e o tema Boas Práticas de Fabricação de Farinha, tendo como palestrante o representante da SUFISA, Waldemar Santiago Costa.

A abertura da II Festa da Mandioca e VI Festa da Farinha com colocação de stands acontecerá no dia 24 tendo como local a Casa de Farinha dos Anjos, comunidade Cobé e contará com palestras sobre Associativismo e Cooperativismo tendo á frente o representante da Emater, Domingos Sávio Cabral (EMATER – RN); Comercialização da Raiz e Derivados com palestra administrada pelo representante da Conab, Luis Gonzaga Araújo Costa, palestras que acontecerão na Câmara Municipal daquele município.

No dia 25 acontecerão os seminários Tecnologias de Produção, Processamento e Comercialização da Mandioca, tendo como local o Ginásio Esportivo Cabralzão. Também acontecerá a Palestra: Uso da Manipueira no Biodigestor, ministrada pelo representante da UFAL – Universidade Federal de Alagoas, Vicente Rodolfo Santos Cezar; Mandioca na Alimentação Animal, ministrada pelo representante da UFERSA – Universidade Federal Rural do Semi – Árido, Adriano Henrique do Nascimento Rangel; Variedade Resistente às Pragas e Doenças, á frente a representante da (EMBRAPA – Cruz das Almas – BA), Vânia Fukuda além de mesas redondas e shows artísticos.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top