Entidades na Paraíba realizam Festa Regional da Semente da Paixão

Agricultores e agricultoras que fazem parte do Coletivo Regional do Cariri, Seridó e Curimataú promovem a IV Festa Regional das Sementes da Paixão, evento que acontecerá no próximo dia 25 tendo como local a Comunidade Canoa de Dentro, município de Pedra Lavrada.

A informação foi repassada pelo representante do PATAC, entidade que trabalha junto ás famílias de agricultores aqui no estado da Paraíba, agrônomo Emanoel Dias(foto), justificando que o evento traz como tema ‘Semeando a vida livre dos Transgênicos no Semi-árido Paraibano’ e que será um momento de Formação para mais de 200 agricultores e agricultoras, espaço para divulgar e celebrar as boas experiências das famílias agricultoras livres dos transgênicos além de comemorar o dia o Trabalhador Rural.

Ao contatar com Stúdio Rural, Dias informou que o evento consta de ampla Programação, tendo início previsto para ás 08 horas com a chegada dos participantes, montagem da feira e mística de abertura; no segundo momento haverá debate sobre os transgênicos e agricultura da vida com apresentação de palestra da ambientalista, Paula Francynete, questionando sobre o que são os transgênicos? O que causam? E a quem interessa? Além de como a agricultura familiar pode ser fortalecida sem o uso de transgênicos dentre outras. No quarto momento, segundo Dias, haverá a Feira e Carrossel dos produtos da Agricultura Familiar por temas (sementes, água, criação, FRS, comercialização dos produtos, artesanatos);

Manejo das Sementes da paixão livre dos transgênicos, Produção de alimentos para segurança alimentar e geração de renda livre dos transgênicos; Manejo da criação livre dos transgênicos, Manejo da água para produção de alimentos livre dos Transgênicos e Síntese com foco nas discussões e apresentações das experiências das famílias fazem parte do terceiro momento do evento.

Dias informou, ainda, que o Coletivo Regional é uma dinâmica sócio-organizativa composta por organizações formais e informais como: Associações Comunitárias Rurais, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STR), Paróquias, Grupos de Mulheres, Grupos de Jovens dentre outros que se articulam em defesa da agricultura familiar com base na agroecologia nos municípios de Gurjão, Santo André, Soledade, Juazeirinho, são João do Cariri, Boa Vista, Olivedos, São Vicente do Seridó, Cubati, Pocinhos e Pedra Lavrada. “Existe nessa região uma diversidade de variedades de sementes locais de plantas e animais que são os principais instrumentos para transformar os recursos genéticos disponíveis em vida digna no semi-árido”, complementa.

Ao final acontecerá uma Celebração valorizando a vida e os frutos da colheita e atividades Culturais trabalhando o forró pé de Serra e sorteio de um carneiro em prol da Secretaria.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top