Com luta organizada, assentados de município baiano conquistam fazenda pra reforma agrária

A população camponesa do município de Prado, no Estado da Bahia, a partir de sua luta organizada conquistou o espaço a terra com a conquista da Fazenda Colatina, em Prado (BA).

O evento da abertura da porteira aconteceu na última quinta-feira (30/04), e contou com diversas autoridades, dentre as quais o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias e contou com participação de cerca de duas mil pessoas que acompanharam o ato.Segundo informações do MDA, a área, de aproximadamente quatro mil hectares, antes destinada à produção de celulose, a partir de então, terá como prioridade o cultivo diversificado de alimentos saudáveis e será ocupada por 226 famílias de trabalhadoras e trabalhadores rurais que devem morar na propriedade, que recebeu o nome de Assentamento Jacy Rocha.

O tema foi evidenciado nos programas radiofônicos de Stúdio Rural justificando que a presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Maria Lúcia Fálcon, anunciou que será criado um escritório temporário para agilizar a vistoria de outros 27 imóveis de empresas de celuloses, a fim de destinar mais 26,5 mil hectares para reforma agrária no extremo sul da Bahia, totalizando 30 mil hectares, até o fim deste ano, resultando em mais de 2,3 mil famílias que serão incorporadas à reforma agrária na região. “Os trabalhadores rurais comemoraram a notícia com uma grande festa. Eles cantaram, fizeram uma apresentação mística em defensa da reforma agrária.  Evanildo Costa, da direção estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra na região do extremo sul da Bahia, defendeu o modelo de reforma agrária com princípios agroecológicos e agroflorestais”, explica a assessoria do MDA e ecoa Domingo Rural e Esperança no Campo.Márcio Matos, da direção nacional do MST, acredita que a entrega da área é o primeiro passo para muitas outras conquistas do assentamento. “Que esse ato simbolize um novo momento da reforma agrária no País.”

Também participaram do ato o governador da Bahia, Rui Costa, o ministro da Defesa Jaques Wagner e outras lideranças e autoridades da região.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top