Começa maratona de seminários sobre inadimplência do Pronaf B na Paraíba

A Paraíba promove seminários sobre crédito e estratégias para recuperação de inadimplência do Pronaf B para 89 municípios.

style=FONT-FAMILY: Roman?,?serif? New ?Times>Segundo a assessora da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário no Estado, Gicarla Santos, os Seminários começam a partir desta segunda-feira(02 de março), na Câmara Municipal de Guarabira/PB e, trabalho que envolverá os municípios de Alagoa Grande, Araçagi, Araruna, Bananeiras, Belém, Borborema, Caiçara, Campo de Santana, Dona Inês, Itapororoca, Jacaraú, Lagoa de Dentro, Pilões, Serraria e Serra da Raiz. “Em sequência, ocorre no Sebrae, em Campina Grande, dia 04; Sebrae- Monteiro, dia 05; Patos – Centro de Treinamento da Fetag , dia 06, Sousa – Sebrae, dia 07; João Pessoa – Centro de Treinamento da Fetag, dia 11 de março”, acrescenta a jornalista do MDA paraibano, Gicarla Santos.

style=FONT-FAMILY: Roman?,?serif? New ?Times>A jornalista informou que a programação é padrão para todos os eventos e consta de: abertura às 9h com a palestra sobre Políticas Públicas para Agricultura Familiar, às 9:30h apresentação sobre enquadramento e Declaração de Aptidão (DAP) e discussão de estratégias nos municípios para elaboração do Plano Municipal de aplicação e recuperação do Pronaf Grupo “B”, acrescentando que a Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (DFDA-PB/MDA) participa dos seminários junto com os Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STRs), Prefeituras Municipais, Emater, Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Banco do Brasil (BB) e Ministério Público.

style=FONT-FAMILY: Roman?,?serif? New ?Times>Gicarla lembrou que o Pronaf Grupo “B” é uma linha de microcrédito rural voltada para produção e geração de renda das famílias agricultoras de mais baixa renda do meio rural, programa que disponibiliza recursos de pequenos valores e sem burocracia para pequenos investimentos em atividades agrícolas e não agrícolas no meio rural tais como: compra de pequenos animais, artesanato, implementos para fabricação de alimentos, caixas de abelha etc. “O Microcrédito rural Pronaf Grupo “B” acredita e valoriza o potencial produtivo marginalizado das famílias de baixa renda que vivem no meio rural, transformando-o em fator de desenvolvimento econômico e social”, revela, acrescentando que para o delegado do MDA na Paraíba, Marenilson Batista da Silva, os Seminários contribuem para aumentar o controle social e melhorar a aplicação dos recursos da linha de crédito do Pronaf B, objetivando reverter a situação de inadimplência e o fortalecimento da agricultura familiar na Paraíba.

style=FONT-FAMILY: Roman?,?serif? New ?Times>Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top