Comissão do MEC avalia curso Superior em Gestão de Cooperativas do Pronera no RN
Uma comissão do Ministério da Educação (MEC) esteve no Rio Grande do Norte na semana passada para iniciar a avaliação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas, promovido pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), para fins de reconhecimento definitivo da graduação.
O tema foi evidenciado no Programa Domingo Rural deste domingo(10/05) a partir de informações repassadas pela assessora do Incra-RN, Kalyandra Vaz, explicando que o curso, que tem três anos de duração, é promovido em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e beneficia 46 alunos daquele estado com investimento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na ordem de aproximadamente R$ 900 mil e aulas que devem ser concluídas no final de 2015. As aulas do curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas foram iniciadas em 2013 e acontecem no Centro de Treinamento da Emater/RN (Centern), no município de São José de Mipibu, Região Metropolitana de Natal, e ainda no Campus da UFRN em Natal, explica Vaz, ao dialogar com Stúdio Rural, acrescentando que a metodologia do curso é baseada na pedagogia da alternância, com a carga horária dividida em tempo escola, com aulas presenciais durante uma semana por mês, e tempo comunidade, com aulas práticas nas comunidades às quais os alunos pertencem.
Aquele assessora explica que na opinião do coordenador do curso, o professor Washington Souza, graduado e mestre em Administração e doutor em Educação o aumento do comprometimento com a reforma agrária é uma das maiores conquistas dos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas promovido pelo Pronera e pela UFRN dizendo que semelhante é a opinião da comissão do MEC quando afirma que houve uma grande mudança de postura dos alunos em relação à reforma agrária desde o início do curso e constatam que esses alunos passaram a participar mais da vida de seus assentamentos e a se engajar em movimentos sociais e em espaços onde se discutem as políticas públicas. De acordo com o professor Washington Souza, a comissão designada pelo MEC para avaliar a graduação é formada pelos professores Paulo Cézar Moreira, da Universidade Federal de Goiás (UFG), e Marcos Benac, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), explica Vaz.
Ao dialogar com Stúdio Rural, Kalyandra informou que a previsão é de que a comissão interna do MEC que vai analisar os dados coletados pela comissão que esteve no Rio Grande do Norte divulgue a nota do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas do Pronera até o próximo dia 15 lembrando que as notas dadas pelo MEC aos cursos superiores vão de 1 a 5, onde 1 e 2 são considerados desempenho insatisfatório; 3, razoável; e 4 e 5, bom.
Aquela assessora informou ainda que o Pronera beneficiou, no estado, 1.116 pessoas com os cursos: Saberes da Terra (EJA), Ensino Normal Médio, Técnico Agropecuário, Técnico em Controle Ambiental, Técnico em Enfermagem e curso Superior em Pedagogia da Terra e que outros cursos, iniciados em 2014, estão em andamento, como o curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Alfabetização, que está sendo realizado em convênio com o Movimento de Educação de Base (MEB), ligado à Igreja Católica. São 60 turmas que funcionam em assentamentos da reforma agrária e acampamentos, beneficiando 1,2 mil alunos de 18 a 80 anos, explica em parte de seu amplo diálogo com nossa equipe.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural
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