Contra a Aftosa: Pecuária paraibana tem até final de abril pra atingir meta de imunização

Pecuaristas de todo o Estado da Paraíba estão sendo convidados a entrar na campanha de vacinação dos rebanhos contra a febre aftosa na edição primeira de 2024 que vai até o dia 30 deste mês.

Ação go governo paraibano, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), a meta é vacinar 90% do rebanho bovino de 1,3 milhão de animais. “Para isso, os produtores devem comprar as vacinas nas revendas, vacinar o rebanho e declarar nos escritórios de Defesa Agropecuária. Atualmente, o rebanho da Paraíba é de 1,3 milhão de cabeças”, reforça a assessoria da Sedap acrescentando que o secretário da Sedap, Joaquim Hugo Vieira, ressalta que a declaração de vacinação do rebanho bovino precisa ser feita o quanto antes e classifica de fundamental importância que o produtor vacine o seu rebanho para que a Paraíba fique livre da febre aftosa, valorizando o rebanho juntamente com outros estados do País.

Recomendações:
– As vacinas devem ser adquiridas nas casas veterinárias cadastradas na Gerência Executiva de Defesa Agropecuária da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) e mantidas entre 2°C e 8°C – desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda;
– devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina;
– o produtor deve fazer a comprovação junto aos escritórios da Defesa Agropecuária no prazo de 10 dias – contados a partir da data da compra da vacina;
– em caso de dúvidas, a orientação é para que procurem os escritórios da Defesa Agropecuária distribuídos no interior do Estado.
A Empaer está com suas equipes de extensionistas mobilizadas para contribuir na orientação da vacinação dos rebanhos, conforme o planejamento da Sedap.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural / Ascom

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top