Cooperativa contempla assentamentos rurais na região do Brejo paraibano com ciranda de serviços

Agricultores familiarSR221215bes de assentamentos rurais na região de Areia, no Brejo paraibano, receberam um conjunto de serviços através da Ciranda de Serviços Sociais promovida pela Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio ás Organizações de Autopromoção (COONAP) e o INCRA-PB em evento que aconteceu no dia 27 de novembro, tendo como local o Assentamento Socorro, município de Areia.

Conformou informou a assessora de comunicação daquela cooperativa, Suzana Araújo, além dos agricultores daquele assentamento, também estiveram presentes agricultores e agricultoras dos assentamentos União, Esperança e Emanoel Joaquim, todos da região de Areia num numérico de aproximadamente 100 assentados. “A ciranda foi iniciada com uma apresentação do grupo de jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos do município de Areia, em seguida foram iniciados os serviços de saúde com verificação de pressão e teste de glicemia; serviços de beleza com corte de cabelo, escova e manicure; atendimento para dúvidas e informações sobre o Bolsa Família, e sobre o Sindicato dos Agricultores do município”, explica aquela assessora ao dialogar com nossa equipe Stúdio Rural.

Aquela assessora explicou que durante a ação foi também promovido duas palestras, a primeira sobre Planejamento Pessoal Financeiro realizado pela equipe do Banco do Brasil do município, a segunda foi destinada as crianças com a dentista sobre higiene bucal e que além destas ações também aconteceram duas oficinas sobre docinhos além de um espaço de recreação para as crianças com brinquedos infláveis e distribuição de algodão-doce e pipocas.

Suzana citou como exemplo a agricultora dona Luiza Sebastiana, do Assentamento Emanoel Joaquim, que classificou o evento como de grande importância o que representou um dia maravilhoso e diferente para todos os assentados, além de ter sido espaço de participação e aprendizado em razão da palestra e dos diversos serviços prestados. “Já Edilene Silva do Assentamento União, esteve presente na ciranda com seus dois filhos”, explica Suzana dizendo que a agricultora comentou da seguinte maneira. “Para nós é um momento muito bom, porque temos acesso há várias coisas em um só lugar, além de ter participado da oficina de docinhos, meus filhos se divertiram bastante e participaram da palestra com a dentista, isso é muito importante para as crianças que não participam de atividades como esta com frequência”.

Aquela assessora explicou ainda que a ciranda de serviços sociais é uma meta do plano de trabalho da COONAP, através do contrato de assistência técnica com o INCRA-PB, para desenvolver o trabalho de Assistência Técnica, Social e Ambiental (ATES) nos assentamentos do lote cinco da Borborema e que esta ação teve como parceria a Prefeitura Municipal de Areia via Secretária de Ação Social e o Banco do Brasil.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top