Curso sobre o uso da Bíblia a partir da realidade do Semiárido acontece em outubro e novembro na modalidade virtual

Compreender e fazer relações sobre conflitos de terra, política municipal, povos tradicionais, gênero e programas sociais do governo; assuntos discutidos através da contextualização com a realidade do Semiárido brasileiro, a partir da troca de saberes entre diversas experiências, de indígenas, agricultoras/es familiares e de pessoas das Comunidades Tradicionais de Fundo de Pasto. Esses temas, abordados de forma inter-religiosa, vão compor o curso sobre o uso da Bíblia a partir da realidade do Semiárido, em 2024.

No total, serão 4 encontros virtuais, às segundas-feiras, cada um com duração de duas horas e meia. A programação de atividades tem o seguinte cronograma previsto:
28/10/24 – Tema: conflitos da terra no Semiárido – 9h às 11:30;
11/11/24 – Tema: política municipal – 9h às 11:30;
18/11/24 – Tema: povos tradicionais e gênero – 9h às 11:30;
25/11/24 – Tema: programas sociais do governo – 9h às 11:30

Essa iniciativa é voltada para animadores/as e lideranças das comunidades, catequistas, estudantes, técnicos/as de assessoria técnica e extensão rural, entre outras pessoas interessadas. O Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), que promove essas formações desde 1993, tem como um dos objetivos fortalecer a mística da caminhada de entidades e grupos populares.

Para quem tiver interesse em saber mais detalhes desse tema, um artigo (confira) sobre o assunto está acessível na aba de publicações do nosso site. O autor do texto, que entre outras formações é mestre em Teologia, o veterano colaborador do Irpaa, Johann Gnadlinger, pontua nesse artigo a importância de olhar para as escrituras bíblicas, observando os aprendizados e relacionando com o chão do Semiárido.

“Muitos continuam dizendo que esta terra do Semiárido Brasileiro não tem solução, só dá certo a irrigação e grandes projetos. Mas temos em mãos a prova em contrário, o Semiárido dá certo, dá segurança, continuidade, vida e produção segura. Em inúmeros lugares, iniciativas populares construíram algo novo. Com poucos recursos, muito trabalho, mas com muito sonho. As passagens da Bíblia, quando as colocamos na realidade do Semiárido, se tornam muito fortes e animadoras: O Semiárido, ‘a terra onde corre leite e mel’ (Ex 3,7-10), que por um lado recebemos de Deus como presente, deve ser conquistada, trabalhada, cuidada em cada momento”.  A inscrição pode ser feita através de um formulário virtual (inscreva-se aqui).

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural /
Texto e foto: Vagner Gonçalves | Edição: Lorena Simas/IRPAA

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top