Delegacia do MDA apóia participação paraibana em Feira Nacional da Agricultura Familiar

A Delegacia Federal do MDA na Paraíba promoveu a participação das ações da agricultura paraibana na V Feira Nacional da Agricultura Familiar realizada de 26 a 30 de novembro último no Rio de Janeiro, tendo como local o Hotel Marina da Glória.

Stúdio Rural conversou com o delegado federal do desenvolvimento agrário no Estado, Marenilson Batista da Silva(foto), que falou sobre a participação da agricultura familiar paraibana em um dos eventos que tem como meta ser espaço de exposição das ações de governo junto ao seguimento e da própria agricultura junto a sociedade brasileira. Batista garante que a Paraíba esteve bem representada com dez empreendimentos na Feira e um empreendimento no Espaço Talentos do Brasil. “Estivemos presentes com o mel, com o grupo de mulheres “as cabritas” lá de Boas Vista com material que foi muito bem aceito, a renda renascença de Zabelê e do Cariri, estivemos presentes com a arte potiguara dos indígenas lá também, estivemos com o labirinto da região de Ingá e Juarez Távora, produtoras de panelas de barros lá de Serra Branca mostrando lá todo o potencial que nós temos na Paraíba”, argumenta Batista dizendo esperar que no próximo ano o Estado marque presença naquele empreendimento e dizendo ser necessário que o governo da Paraíba intensifique o trabalho no reconhecimento do SIF dos produtos da agricultura familiar para que conquiste credibilidade cada vez mais no meio das diversas regiões e comércios gerais.

Marenilson disse que a Feira mostrou a deficiência existente no processo de alguns estados no processo da agroindustrialização dos produtos da agricultura familiar já que estados do Sul e Sudeste apontam com a utilização de linhas importantes agroindustrializadas que vêm conquistando mercados nacionais e internacionais. “Nós temos um Brasil altamente diversificado com a agricultura familiar caminhando para um espaço importante, ocupando espaço, mas nós temos ainda uma diferença regional muito forte, temos alguns estados que apresentam a parte agroindústria de leite, de queijo, dos vinhos, das cachaças muito forte ainda e a gente precisa fazer com que a nossa agricultura familiar também ocupe esse espaço da agroindústria”, argumenta Batista.

Ao dialogar com os ouvintes das emissoras parceiras de Stúdio Rural, ele disse que os empreendimentos presentes naquela Feira Nacional estiveram presentes com o apoio do MDA que viabilizou todo o processo de mobilização e o apoio logístico necessário para que o segmento pudesse mostrar o que tem a Paraíba. “Todo o pagamento foi parte do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o MDA contratou ônibus e deu a estadia, lá as pessoas pagavam só a alimentação”, explica Batista.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top