Delegacia do MDA paraibana realiza maratona de Oficinas de qualificação para o desenvolvimento territorial

A Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário, através da Secretaria de Desenvolvimento Territorial e a Cooperativa Vínculos realizou mais uma rodada de oficinas temáticas de elaboração e qualificação do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável(PTDRS) nos territórios paraibanos.

Durante toda a semana aconteceram encontros nas microrregiões compostas de território da Borborema, Cariri Ocidental, Cariri Oriental, Curimataú, Médio Sertão, Zona da Mata Norte e Zona da Mata Sul num trabalho que é apoiado Pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário através da Secretaria de Desenvolvimento Territorial.

Segundo o articulador do estadual da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do MDA, Antonio Julio da Silva, no momento as entidades sociais e governamentais estão concluindo a elaboração e qualificação dos Planos Territoriais de Desenvolvimento Rural Sustentável(PTDRS), style=mso-spacerun: yes>  trabalho que começou no segundo semestre de 2009 e que será concluído em maio deste ano.

Ele explicou que o Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável é o principal instrumento de apoio à gestão social por parte dos colegiados territoriais com planejamento territorial para o desenvolvimento sustentável style=mso-spacerun: yes>  e está sendo construído socialmente, levando em consideração a diversidade de grupos e interesses sociais e culturais do território, e style=mso-spacerun: yes>  deve tornar-se gerador e estimulador da organização contínua do território. “Após o seu processo de conclusão esses Planos serão Apresentados em um evento estadual a todas as instituições e entidades que desenvolvem trabalhos e ações nos respectivos Territórios como também será feita uma rodada de negociação para a implementação dos projetos estratégicos que estarão contidos nos Plano”.

Na última terça e quarta-feira(13 e 14) a oficina aconteceu no território do Curimataú e style=mso-spacerun: yes>  Médio Sertão; quarta e quinta-feira(14 e 15) a atividade foi aconteceu no território do Cariri Oriental e Zona da Mata Norte e na quinta e sexta-feira(15 e 16) foi a vez do território do Cariri Ocidental. Já no Território da Zona da Mata Sul a atividade acontecerá na próxima quinta e sexta-feira.

Ao dialogar com a equipe do Programa Domingo Rural, Antonio Junio explicou que a oficina faz parte da estratégia de apoio ao Desenvolvimento Sustentável dos Territórios da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário SDT/MDA e visa planejar e executar projetos de desenvolvimento com recursos públicos e que contem com a participação de todos os segmentos sociais e governamentais dos municípios territoriais.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top