Deputado apresenta projeto de lei que proíbe maus tratos a animais em rodeios e vaquejadas

Em comemoração à semana do meio ambiente, o deputado estadual Frei Anastácio (PT) apresentou projeto de lei, na Assembleia Legislativa, que proíbe a prática de maus tratos contra animais em eventos festivos, feiras agropecuárias, exposições rurais, vaquejadas e rodeios na Paraíba.

A informação é da assessoria daquele parlamentar justificando que ele argumentou que em alguns estados, essas práticas já foram exterminadas através de lei e o objetivo é fazer valer também aqui na Paraíba. “O parlamentar destaca que o projeto de lei tem amparo legal e prevê advertência, multas e cassação do alvará para quem descumprir as determinações”, explica acrescentando que o parlamentar argumenta que o artigo 225 da Constituição Federal assegura direito aos animais e impõe deveres ao Poder Público e que a utilização de animais em eventos festivos, a exemplo de feiras, vaquejadas, rodeios e congêneres, tem causado, ao longo dos últimos anos, controvérsias junto à sociedade, mas que o parlamentar estará na luta junto as entidades protetoras, que condenam cultura espetacular da crueldade.

Aquela assessoria informou ainda que Frei Anastácio relatou que basta assistir a uma única competição de rodeio e vaquejada para ver que a violência é algo claro já que os animais morrem na arena ao bater a cabeça nas madeiras, outros têm rabos arrancados durante a prova e que a violência e os maus tratos começam muito antes de o animal ser solto na arena já que o animal é confinado em um pequeno cercado, onde é atormentado, encurralado, espancado com pedaços de madeira, e submetido a vigorosas e sucessivas trações de cauda. Isso é cruel.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top