Domingo Rural apresenta agroecologia familiar em Triunfo-PE

Neste domingo, 06 de maio, Domingo Rural evidenciou mais uma experiência de agricultores familiares no Semi-árido brasileiro. Desta vez o Programa apresentou para seu publico ouvinte, a experiência em agroecologia da família de Maria do Socorro dos Santos e José Pompeu dos Santos, residentes na Comunidade de Alagoinhas, município de Triunfo, no Sertão de Pernambuco.

Segundo a assessoria do Centro Sabiá, através do Caderno de Sistematização Agroecológicas, a família se envolve em todo o processo produtivo do sítio, dividido um duas partes que consistem em uma área próxima de casa e outra mais distanciada dividindo as tarefas e facilitando o acesso a educação por parte das duas filhas que utilizam as áreas próximas a residência.

Na área próxima a residência a família diversifica a linha de produtos em plantas alimentícia, plantas ornamentais e plantas medicinais, que substituem vários remédios farmacêuticos, dentre outras que oferecem produtos para a alimentação da família e beleza ao redor da casa, num trabalho desenvolvido já a cerca de cinco anos.

Domingo Rural evidenciou a prática desenvolvida pela família nas áreas distantes de casa, informando que são desenvolvidos plantios de frutíferas como caju, manga, goiaba, além de abóbora, inhame e maxixe dentre outras. “Dona Socorro comenta que essas coisas são importantes para a alimentação da família. Ela diz que é pouco o que precisa comprar fora para a alimentação da família”, justifica a assessoria e evidencia Domingo Rural, comentando a prática que representa atitude sustentável, melhorando a capacidade de produção e qualidade de vida da família, fazendo economia solidária, pois pouco se precisa comprar na feira e se utiliza a relação de troca de produto entre as famílias de agricultores da localidade.

As plantas medicinais, evidencia Domingo Rural, são utilizadas para fazer chá e “cozimentos”, como por exemplo, mastruz, trançais, alecrim, erva cidreira e flor de sabugueiro, produtos que são utilizados pelas famílias observado as qualidades e cuidados para que não prejudiquem a saúde.

Já as frutas são beneficiadas, fazendo-se sucos, doces dentre outros produtos para o consumo da família.

Fonte : Stúdio Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top