Presidente Lula lança Programa de Melhoramento Genético

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou, na última quinta-feira(03), da solenidade de assinatura do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino (Pró-Genética), durante a abertura oficial da 73ª Expo Zebu, em
Uberaba (MG), momento em que recebeu a Carta de Uberaba, propondo a ampliação do Pró-Genética, existente no estado de Minas Gerais, para todo o território nacional.

Segundo informações da assessoria do MDA, o documento foi assinado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), representado pelo diretor da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), Argileu Martins da Silva; pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), representado pelo presidente Orestes Prata Júnior; pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), por meio do secretário de Política Agrícola, Antonino Rovaris; pela Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), representado pelo presidente José Silva e, ainda, pelo Banco do Brasil, por meio do vice-presidente de Agronegócios e Governo, Dercí Alcântara.

O presidente Lula, informa a assessoria, parabenizou a parceria das entidades participantes do Pró-Genética, dizendo acreditar que os pequenos produtores terão a possibilidade de melhorar sua criação de gado neste País. “O presidente ressaltou, ainda, em seu discurso o que já foi feito pela agricultura familiar como um ‘importante passo’ e destacou, também, o papel da parceria com o crédito, por meio do financiamento do Pronaf”, justifica.

Carta de Uberaba
A carta propõe ações como mobilização e capacitação, orientação e assistência técnica, fontes dos recursos financeiros, estrutura de coordenação, materiais de divulgação e outros instrumentos necessários à implementação do Pró-Genética nacionalmente.

O objetivo do Programa é melhorar geneticamente o rebanho bovino no âmbito da agricultura familiar, visando agregação de valor e melhoria da produtividade dos animais, por meio de processos tecnologia. Na prática, o agricultor familiar vai contar com a assistência técnica para levar informações sobre a melhor raça que se adequa a sua realidade e promover o contato deste agricultor com criadores de elite, que possuem excelência de material genético, aprovado pelo controle de qualidade da ABCZ.

Além disso, haverá o importante papel do financiamento rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para a aquisição dos animais, de acordo com o grupo em que o agricultor familiar se enquadra, assim como já é feito para acessar as diversas linhas do Pronaf.

Fonte : MDA com Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top