Domingo Rural evidencia encontro de secretários do Cariri

O Programa Domingo Rural deste domingo, dia 10 de junho, evidenciou o 2º Encontro de Secretários de Agricultura e Meio Ambiente do Cariri paraibano e do Fórum de Discussão das Políticas do Arranjo Produtivo da Caprinovinocultura, Turismo e Cultura, evento que aconteceu na última quinta-feira(07), em Cabaceiras e que contou com secretários e secretárias de agricultura de diversas cidades do Cariri.

Um dos entrevistados do Programa foi o secretário de agricultura da cidade de Coxixola, Braz Reinaldo de Melo, que fez uma avaliação do encontro, falando das ações desenvolvidas pelas lideranças dos municípios envolvidos e sobre sua expectativa para o futuro da economia de toda a microrregião caririzeira. “O encontro de secretários já vem sendo patrocinado por Cabaceiras em todos os eventos do Bode do Rei com a articulação do secretário Carlos José. Tem sido de fundamental importância, não só esses encontros mas também agora está sendo discutido os encontros bimestrais dos secretários de agricultura do território do Cariri”, justificou Braz, acrescentando que os encontros têm sido de fundamental importância porque têm sido discutido assuntos diversos em prol do desenvolvimento da agricultura familiar do território do Cariri citando como exemplo a portaria 070 do MDA que dar critérios ao novo Programa PAA que compra produtos da agricultura familiar.

Outro entrevistado pela equipe do Domingo Rural foi o vice-prefeito e secretário da Agricultura do município de Soledade, José Bento, dizendo acreditar que continuando com esta dinâmica, a realidade do Cariri terá um forte desenrolar ruma ao desenvolvimento sustentável. “É uma oportunidade impar, infelizmente a grande maioria dos municípios não está sabendo a importância disso ainda, mas acho que é o começo, já é o segundo ano, este ano com certeza teve mais gente, mais participação do que no ano passado e acredito que essa onda vai pegar”, diz Bento.

Para o Secretário de agricultura de Cabaceiras e um dos organizadores, Carlos José Duarte Pereira, o evento, em sua segunda edição, já mostra que a tendência é fazer circular os principais temas para o desenvolvimento da região, lembrando que tudo tem acontecido graças ao empenho do prefeito da cidade, Ricardo Aires, em parceria com pessoas e entidades com o mesmo objetivo, fazendo com que o evento seja coberto de êxitos. Em sua entrevista no Programa Domingo Rural Carlos faz um balanço geral a cerca do esforço em torno da reunião com os secretários da microrregião e que os futuros festivais do Bode Rei serão marcados com as discussões em torno da sustentabilidade regional. “Já é o segundo ano que acontece aqui em cabaceiras, é uma idéia nossa desde que nós entramos na secretaria de ação rural e meio ambiente e a gente encontrou parceiros importantes como o SEBRAE e o Banco do Nordeste para poder fazer divulgar esse belíssimo trabalho que é a caprinovinocultura, e deixando bem claro que nós não só nos preocupamos apenas com isso aí, nós nos preocupamos com a agricultura de um modo geral e também nós trabalhamos com a cultura do povo caririzeiro”, relata Carlos José.

A Embrapa Transferência de Tecnologias, escritório de negócios de Campina Grande, através de seu gerente, Heleno Alves de Freitas, participou do evento acompanhando e conhecendo de perto as aspirações dos secretários da região, interessados em implementar produtos trabalhados pela Embrapa Algodão Campina Grande e produtos das diversas unidades espalhadas por todo o país. Ele falou da importância do encontro, sendo entrevistado no Domingo Rural, dizendo que a Embrapa está presente em importantes encontros em toda a região enquanto empresa pública federal, buscando dar respostas à agricultura familiar de todo o seminário nordestino. “Hoje a Embrapa, nós do escritório, estávamos aqui presentes para ouvir mais os secretários, ver as suas necessidades dentro da tecnologia na questão da distribuição de sementes que é a principal tecnologia que a Embrapa pode oferecer hoje aos agricultores do semi-árido nordestino e acompanhar as discussões das políticas públicas do Garantia Safra e do Turismo Local que foi discutido aqui neste momento e, e nós estamos presentes no sentido de como empresa pública do governo estar junto com a população. Onde os secretários representam a ansiedade e o desejo dos agricultores familiares do semi-árido a Embrapa Transferência de Tecnologias não pode estar ausente, nós estamos presentes e presentes estaremos todas vezes que formos chamados e que nós acharmos pertinente a nossa presença para contribuir com o desenvolvimento e o engrandecimento da agricultura familiar do semi-árido”, argumentou Freitas ao ser entrevistado no Programa Domingo Rural, matérias e entrevistas que estão contidas no Programa de duas horas de gravação que encontra-se acima, em nosso SITE, podendo ser acessado por todos os nossos leitores que busquem uma comunicação atualizada e que traduza e evidencie as tecnologias apropriadas ao segmento da agricultura e da pecuária regional, utilizando uma linguagem de fácil compreensão.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top