Em Alcantil: Rurais inauguram moderna sede sindical

A agricultura familiar do município de Alcantil, Cariri Oriental paraibano, estará em festa neste sábado(30) com a inauguração da nova sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais daquele município com início festivo da solenidade a partir das 10 horas da manhã, na Rua Eulina Maria Barbosa, bem no centro daquela cidade.

Conforme o diretor presidente daquela casa sindical, Márcio Luis, a fundação daquela instituição aconteceu em novembro de 2001 a partir do processo de lutas das famílias agricultoras interessadas no fortalecimento da categoria, suas ações produtivas e melhor desenvolvimento do município como um todo. “Quando foi em 2005 já fomos ao registro junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, já em 2008 pra 2010 adquirimos um terreno porque eu pensava que pra ter um bom sindicato tem que se ter o terreno, pedi diversas vezes em ofício aos prefeitos, mas eles nunca doaram, então me determinei que quem tem que comprar são os trabalhadores, então compramos e ficamos quase um ano pagando e depois começamos a construção aos poucos com trabalho de mutirão dos trabalhadores, tivemos papel importante de nossos aposentados que sempre davam a ajuda e então fizemos um prédio pra 50 anos pra frente pelo tamanho da nossa comunidade”, explica Márcio Luis ao dialogar com Stúdio Rural.

Aquele sindicalista explicou ser uma casa sindical com tamanho e modernidade contendo seis salas amplas, espaço garagem para cerca de três carros, auditório pra 300 pessoas, duas suítes com ambientes de alojamento aos seus associados já com a perspectiva futura de programas e ações de formação profissional e política da sociedade camponesa daquela municipalidade. “Quero registar nossa parceria com a Fetag e a Contag lá de Brasília, nossa entidade nacional que estamos sempre juntos”, reforça justificando ter sido um esforço de muitas mãos com trabalho e recursos financeiros. “Pra construção desse prédio a gente gastou mais de R$ 800 mil reais, mesmo no período da pandemia a gente não parou de trabalhar e agradeço demais o esforço de cada associado e o pessoal que nos ajudou”, explica detalhando um conjunto de ações trabalhadas junto ao coletivo de entidades do município para o fortalecimento das famílias rurais em programas como o Pronaf, orientações para programas institucionais dentre outros.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

1 Comentário

  1. Luciano Medeiros Lima -  30 de julho de 2022 - 06:18

    Parabéns pela perseverança, estamos orgulhosos, com fé em Deus, tudo é de se conseguir.

    Responder

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top