Emater de Serra Branca mobiliza extensionistas para capacitação sobre uso de GPS em serviços rurais

Técnicos extensionistas da Emater regional de Serra Branca estão participando de uma capacitação sobre Sistemas de Posicionamento Global (GPS) e Práticas para Utilização em Serviços Rurais.

Uma das ações aconteceu no último dia 04 de novembro das 08h:00min às 17h:30min e está sendo realizada pela Emater Regional de Serra Branca no auditório do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) em Sumé, em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e a Associação dos Amigos da Universidade Camponesa (AAUC), com a participação de 35 pessoas, sendo 15 extensionistas da Emater-PB, 15 participantes da UFCG (professores e estudantes dos cursos de Engenharia de Biossistemas e de Agroecologia), e cinco (5) participantes da AAUC.

O tema foi evidenciado no Programa Universo Rural da quarta-feira(16/11) a partir de informações repassadas pelo extensionista rural engenheiro Itaragil Marinho, que foi facilitador da capacitação e que apresentou com apoio de recursos de projeção digital alguns conceitos básicos sobre a manipulação de aparelhos de GPS do tipo navegação, principalmente a respeito de coordenadas geográficas e retangulares, e formato de dados para cálculo de posição. “No período da tarde, apresentamos à turma alguns princípios do uso de programas de computador para transmissão de informações do aparelho GPS, bem como localização espacial com uso de programa de acesso livre via internet”, informou aquele assessor ao dialogar com a equipe Stúdio Rural.

Ele informou que acompanhou a turma em campo num processo de orientação para coleta de informações com GPS de perímetros de propriedades rurais e uso do solo e realizaram a manipulação das informações coletadas em campo por meio de aparelhos GPS do tipo navegação, em programas computacionais para a medição das áreas dos imóveis rurais levantados, e visualização dessas áreas em imagens de satélite.

Marinho informou que ao final ficou acordada com a turma que o último dia da capacitação será realizado no próximo dia 25, na Fazenda Ipê, município de Serra Branca, oportunidade em que realizadas atividades de campo com uso dos conhecimentos adquiridos em navegação com aparelho GPS.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Universo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top