Emater de Umbuzeiro realiza capacitação e distribui palma forrageira junto a agricultores

A Emater do município de Umbuzeiro, regional Emater Campina Grande, realizou uma capacitação na Comunidade Curral do Saco, município de Umbuzeiro com o objetivo de fortalecer um programa de revitalização da palma forrageira, como saída para convivência com a estiagem e a escassez de suporte forrageiro no município.

Segundo a assessoria da empresa, o trabalho está sendo feito pelo extensionista Clodoval Bento de Albuquerque, gerente da Unidade Operativa que procedeu ao assessoramento no plantio em curva de nível, que é um sistema de cultivo seguindo as cotas altimétricas da região. “As curvas ajudam a reter os elementos solúveis do solo, permitindo a intensificação da produção e, com isso, a água da chuva ajuda a reter os sulcos com as plantas, não escorre e se infiltra no solo, deixando-o úmido e evitando a erosão e a lixiviação”, explicou.
O tema foi trabalhado no Programa Domingo Rural e Esperança no Campo, neste final de semana, justificando que segundo aquela assessoria, durante o encontro, houve um repasse de três mil raquetes de palma forrageira Orelha de Elefante resistente a cochonilha do carmim, pelos agricultores Cícero Xavier Gonçalves, Porfírio Abdias de Souza e Luiz José de Aguiar para o agricultor José Laildo Barbosa da Silva e que, dentre as ações desenvolvidas e em desenvolvimento, no município já funciona banco de raquetes que consiste em repassar parte da produção para outros agricultores.
Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top