Embrapa Agroenergia abre vagas de pesquisas para bolsistas com ênfase no dendê

A Embrapa Agroenergia(Brasília-DF), abre duas vagas com recursos do CNPq para bolsistas desenvolverem ações de pesquisa dentro do Projeto “Dinamização do Banco Ativo de Germoplasma de Dendê (Elaeis guineensis) da Embrapa e Apoio ao Melhoramento Genético – ProDendê, com estudos de pré-genômica.

Segundo a assessora daquela unidade de pesquisas, Daniela Garcia Collares, uma das vagas será para desenvolver trabalhos com caracterização do processo de desenvolvimento da inflorescência masculina de Elaeis oleifera (caiaué), com bolsa no valor de R$ 1.045,89, para graduados em biologia ou engenharia agronômica. “Neste trabalho, salienta o pesquisador da Embrapa Agroenergia e líder do Projeto, Manoel Souza, o bolsista irá caracterizar, por microscopia ótica e de varredura, o processo de desenvolvimento da inflorescência masculina desse dendezeiro, visando determinar estágios promissores para a cultura de tecido haplóide”, explica aquela jornalista ao dialogar com Stúdio Rural.

A outra oportunidade, destinada a mestres e doutores nas mesmas áreas, lembra a jornalista, é o trabalho com a cultura de anteras visando a produção de tecido haplóide do caiaué, no valor de R$ 2.186,87, para definir as condições mínimas necessárias a induzir a produção de calos e comprovação da natureza, por meio de estabelecimento de perfil genotípico utilizando marcadores co-dominantes e por citometria de fluxo.

Ela acrescentou que as ações propostas nessas bolsas, que podem durar de 12 a 24 meses, poderão contribuir com a estratégia de pesquisa e desenvolvimento na genômica dessa cultura, sendo realizadas na Embrapa Agroenergia e na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. “O ProDendê – financiado pela FINEP/CNPq/MCT e coordenado pela Embrapa Agroenergia – é desenvolvido em rede, com as unidades da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Embrapa Amazônia Oriental, Embrapa Amazônia Ocidental, juntamente com as universidades de Brasília (UnB) e Católica de Brasília (UCB)”.

Em contato com Stúdio Rural, ela lembra que os interessados devem enviar o currículo para o e-mail manoel.souza@embrapa.br no período de 20 de julho a 10 de agosto, com início dos trabalhos em 1º de setembro. “Mais informações podem ser obtidas pelo site www.cnpae.embrapa.br ou pelo telefone 3448-4844”.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top