Embrapa discute impacto e gestão ambiental da produção de soja na obtenção de biodiesel

A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), em parceria com a Embrapa Soja (Londrina, PR), unidades da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realizam curso e dia de campo sobre avaliação de impacto e de gestão ambiental da produção de soja na obtenção de biodiesel pelos Sistemas Eco-cert.Rural e APOIA-NovoRural.

Segundo a assessora de comunicação daquela unidade, Cristina Tordin, o evento acontecerá nos próximos dias 17 e 18, na Embrapa Soja e em estabelecimento rural representativo dessa cultura na região, acrescentando que as atividades, componentes do Projeto em Rede da Embrapa “Desenvolvimento de tecnologias agroindustriais para obtenção de bicombustíveis derivados de óleos vegetais”, são a continuidade de avaliações já realizadas em 2007 com dendê e mamona, nas regiões Norte e Nordeste, respectivamente. “Conforme Cláudio Buschinelli, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e um dos coordenadores do curso, o processo de avaliação envolve duas abordagens complementares. De um lado, o entendimento dos impactos socioambientais na cadeia produtiva da oleaginosa segundo a visão dos atores sociais diretamente envolvidos e de outro, a avaliação do desempenho ambiental de um estabelecimento rural dedicado à produção da soja, visando auxiliar sua gestão ambiental dentro de critérios de sustentabilidade produtiva”, relata Tordin.

Ela esclareceu que o Estado do Paraná destaca-se no cenário nacional de produção de óleos vegetais, como a soja, importante para a geração de biodiesel. “Assim, explica Buschinelli, é fundamental capacitar parceiros e representantes dessa cadeia produtiva nas questões relacionadas aos seus impactos ambientais”, complementa.

O curso é destinado a produtores, agroindústrias, instituições de pesquisa, extensão, desenvolvimento e capacitação, gestores públicos envolvidos com a cadeia produtiva da soja.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top