Embrapa e parceiras promovem curso sobre fertirrigação

A Embrapa Semi-árido promoverá o X Curso de Fertirrigação em evento que vai acontecer de 22 a 25 deste mês no Escritório de apoio daquela unidade, localizado no Centro de Convenções de Petrolina-PE, de 8 h às 17 h.

Segundo o assessor de comunicação daquela casa, Na programação técnica do evento está prevista uma aula prática em área de produção de frutas onde é utilizada a técnica de adubar os pomares via água de irrigação. “Realizado em conjunto com a Universidade Federal da Paraíba e a empresa privada ICB do Brasil, o curso tem o objetivo de atualizar e difundir conhecimentos sobre a tecnologia para um público de agrônomos, técnicos, produtores, empresários e estudantes de níveis médio e superior”, informa Ribeiro.

Ribeiro informou que a instalação de equipamentos apropriados para injetar adubos químicos ou orgânicos no sistema de irrigação cresce de forma significativa em propriedades que buscam elevar a produtividade dos seus pomares, citando como exemplo a cultura do melão, onde o uso da tecnologia reduz em 30% a dose de nitrogênio (N) aplicado no cultivo e, ainda assim, promove um aumento de produção que pode chegar a 100%. “Em parreirais, a diminuição da dose de N alcança 40% sem prejuízo para as atuais taxas de produção de até 40 t/ha e a qualidade dos frutos”, complementa. “O coordenador do X Curso, José Maria Pinto, pesquisador da Embrapa Semi-árido, assegura que a tecnologia tem muitas vantagens. Uma, é a boa uniformidade de distribuição dos adubos pela área de produção. Isto facilita a aplicação de quantidades de insumos de acordo com a fase de maturação da cultura e nas doses que são requeridas pelas plantas. Além disto, evita a entrada de máquinas nas áreas de plantio para realizar a adubação, e, com isto, torna menos os riscos de compactação do solo e danos físicos às plantas”, relata Ribeiro, acrescentando que a tecnologia é indicada para qualquer cultura irrigada.

As inscrições para o X Curso de Fertirrigação, lembra Ribeiro, estão abertas no Escritório de Apoio da Embrapa Semi-Árido no Centro de Convenções de Petrolina (tel. 87 3862 1711) e tem valor de R$ 100,00.

Fonte Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top