Embrapa realiza curso de Introdução ao Geoprocessamento

Especialistas, técnicos e estudantes interessados na aplicação da tecnologia de Geoprocessamento podem se inscrever no Curso de Introdução ao Geoprocessamento, oferecido pela Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), em 15 e 16 de setembro, das 8 às 17h, no auditório da Unidade, com a parte prática em seu Laboratório de Geoprocessamento e Métodos Quantitativos.

Segundo a assessora de comunicação da Embrapa Meio Ambiente, Cristina Tordin, o curso será coordenado pela pesquisadora Emília Hamada, da Embrapa Meio Ambiente e apresentará os principais conceitos envolvidos na disciplina de Geoprocessamento, com exemplos de aplicações na agricultura e meio ambiente, por meio de exposições teóricas e de atividades práticas.

Tordin informou que o termo Geoprocessamento surgiu com a introdução dos conceitos de manipulação de dados espaciais georreferenciados por meio de instrumentos computacionais chamados de Sistemas de Informações Geográficas (SIG). “De acordo com Emília, um SIG é constituído por um conjunto de ferramentas especializadas em adquirir, armazenar, recuperar, transformar e emitir informações espaciais, tornando-se, desta forma, cada vez mais utilizado nos diversos campos de estudo, como a agricultura, o meio ambiente e os recursos naturais”, relata.

Ela informou que na parte prática, os participantes poderão consolidar o conhecimento teórico com os exercícios propostos em agroclimatologia e em solos, utilizando um aplicativo de SIG, acrescentando que além da pesquisadora, o curso também terá a participação da engenheira cartógrafa Renata Ribeiro do Valle Gonçalves e do técnico da Embrapa Meio Ambiente, José Tadeu de Oliveira Lana.

A inscrição é de R$ 325,00 para profissionais (com desconto para mais de uma inscrição) e R$ 295,00 para estudantes. Mais informações pelo e-mail sac@cnpma.embrapa.br. As vagas são limitadas a 10 participantes.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top