Embrapa realiza seminário sobre uso da biologia molecular na fitopatologia tropical
A Embrapa Agroindústria Tropical, em Fortaleza-CE realizará o seminário
Perspectivas de uso da biologia molecular na fitopatologia tropical, em evento que acontecerá na próxima segunda-feira(16), tendo como local o Auditório da Embrapa Agroindústria Tropical e será proferido pelo pesquisador José Emilson Cardoso.
A informação foi pela assessora de comunicação daquela casa de pesquisas, justificando que a ciência genômica tem se desenvolvido de uma forma acentuada nos últimos anos pelos avanços na metodologia de detecção de variabilidade genética (polimorfismo). As técnicas de DNA recombinante e amplificação de segmentos de DNA além de abrirem caminho para mudanças no paradigma da inferência do genótipo a partir do fenótipo na genética, propiciaram novos horizontes para o desenvolvimento de estudos nas mais variadas áreas biológicas. Técnicas moleculares podem ser usadas nas mais diversas áreas da fitopatologia tais como: diagnóstico de doenças, diversidade genética de microorganismos fitopatogênicos, caracterização dos estágios da interação entre plantas e patógenos, melhoramento para resistência e modificação gênica, justificou Sumara.
Ela informou que uma análise dos avanços relacionados à fitopatologia e as perspectivas de uso teórico e prático das ferramentas de biologia molecular dentro de uma visão epidemiológica serão apresentadas e discutidas. Ênfase aos fitopatossistemas tropicais será dada na abordagem presuntiva e potencial de estudos com essas ferramentas, finalizou.
Fonte : Stúdio Rural
Deixe seu comentário