Embrapa realiza seminário sobre uso da biologia molecular na fitopatologia tropical

A Embrapa Agroindústria Tropical, em Fortaleza-CE realizará o seminário
Perspectivas de uso da biologia molecular na fitopatologia tropical, em evento que acontecerá na próxima segunda-feira(16), tendo como local o Auditório da Embrapa Agroindústria Tropical e será proferido pelo pesquisador José Emilson Cardoso.

A informação foi pela assessora de comunicação daquela casa de pesquisas, justificando que a ciência genômica tem se desenvolvido de uma forma acentuada nos últimos anos pelos avanços na metodologia de detecção de variabilidade genética (polimorfismo). As técnicas de DNA recombinante e amplificação de segmentos de DNA além de abrirem caminho para mudanças no paradigma da inferência do genótipo a partir do fenótipo na genética, propiciaram novos horizontes para o desenvolvimento de estudos nas mais variadas áreas biológicas. “Técnicas moleculares podem ser usadas nas mais diversas áreas da fitopatologia tais como: diagnóstico de doenças, diversidade genética de microorganismos fitopatogênicos, caracterização dos estágios da interação entre plantas e patógenos, melhoramento para resistência e modificação gênica”, justificou Sumara.

Ela informou que uma análise dos avanços relacionados à fitopatologia e as perspectivas de uso teórico e prático das ferramentas de biologia molecular dentro de uma visão epidemiológica serão apresentadas e discutidas. “Ênfase aos fitopatossistemas tropicais será dada na abordagem presuntiva e potencial de estudos com essas ferramentas”, finalizou.

Fonte : Stúdio Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top