Empresa mineira de pesquisa faz primeira extração de azeite em escala comercial

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) realizou, no último dia 19, a primeira extração de azeite em escala comercial durante o Dia de Campo sobre Olivicultura, realizado no Núcleo Tecnológico Azeite e Azeitona, em Maria da Fé, Sul de Minas.

Segundo a assessoria daquele centro de pesquisas, no início de 2008, a EPAMIG realizou a primeira extração de azeite em caráter experimental, através de um processo artesanal e afirma que a extração do azeite extra virgem foi realizada graças a um equipamento importado da Itália, que vai beneficiar e incentivar produtores de 26 municípios da região. A expectativa, segundo os pesquisadores, é que a safra de azeitonas alcance cinco toneladas nos 300 hectares de área cultivada o que resultará em mil litros do produto, relata aquela assessoria ao contatar com a equipe do Programa Domingo Rural, justificando que o clima da região é favorável, com frio intenso no inverno e bastante insolação com solo bem drenado, que propicia o cultivo da oliveira.

Ao dialogar com a equipe Stúdio Rural aquela assessoria acrescentou que os resultados das pesquisas realizadas pela EPAMIG, há mais de 30 anos, são promissores citando como exemplo a ampliação da área cultivada, que saltou de 200 para 300 hectares em dois anos, no Sul de Minas.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top