Laboratório pernambucano auxilia na redução de riscos da agricultura estadual

O produtor rural agora tem como acessar, de forma objetiva e fácil visualização, as informações sobre o melhor local de plantio e o período ideal para o cultivo de várias culturas no Estado.

A informação é do assessor do Lamepe, Robério Coutinho, as informações estão reunidas no Boletim Agroclimático do Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamepe), disponível no site do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) que contém o zoneamento agrícola de 183 municípios de Pernambuco, trabalho que é realizado em parceria com a Embrapa/Informática e o Ministério da Agricultura, Pecuário e Abastecimento (Mapa). “De acordo com o engenheiro agrônomo do Lamepe, Ricardo Irmão, além do zoneamento agrícola por município, incluindo as respectivas portarias federais para cada cultura em Pernambuco, o Boletim também é composto pelo monitoramento agroclimático e previsão de tempo”, relata.

Ao contatar com Stúdio Rural ele informou que o monitoramento agroclimático é composto pelas variáveis de quantidade de chuva, água disponível no solo e de estiagem agrícola para cada cidade do Estado.

Para Ricardo Irmão o produtor rural, uma vez exposto às diversidades do clima, também precisa saber das condições do tempo com antecedência e acrescenta que as previsões sobre as temperaturas mínimas e máximas semanais e ainda a precipitação de chuva também integrará o Boletim Agroclimático Semanal do Lamepe.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top