Encontro do Cariri Oriental inicia definição de ações territoriais e discute sementes para 2009

Saímos contemplados desse evento que tratou temas de importância para o início das atividades pelo desenvolvimento do Território do Cariri Oriental. A afirmativa é do articulador do território rural daquela microrregião, Carlos José Duarte Pereira, ao fazer uma avaliação da Plenária de Definição das Instâncias do Fórum de Desenvolvimento Territorial Rural Sustentável do Cariri Oriental, que aconteceu na última sexta-feira(23) na cidade de Barra de São Miguel.

Duarte Pereira lembrou da recepção por parte da nova prefeita daquela cidade caririzeira, Luzinete Teixeira Lopes, Luci Lopes, que, pela primeira vez, fez com que aquele município inicie as atividades de forma coletiva junto aos demais municípios participantes. Outro lembrete por parte daquele articulador é a cerca das viárias deficiências enfrentadas na mobilização em razão da realidade negativa das estradas que levam até cidades diversas da microrregião.

A qualidade da semente a ser entregue por parte do governo federal e as discussões a serem implementadas pelo território para a produção de sementes para o próximo ano foi outro tema comentado por aquela liderança do Cariri Oriental paraibano, justificando que os primeiros passos foram dados pelo governo federal através do MDA e da Embrapa em produzir sementes para distribuição nesta safra 2009 e ao mesmo tempo aproveitou para sensibilizar os prefeitos e prefeitas beneficiados com a semente para que no mais curto espaço de tempo disponibilizem os recursos para o transporte das cerca de 400 toneladas de sementes de milho e feijão que estão depositadas em Petrolina a espera de serem enviadas para os três territórios paraibanos: Borborema, Cariri Ocidental e Cariri Oriental. “Já houve avanço porque a gente já está contando com os prefeitos que já sinalizaram para a parceria de ter que transportar essa semente de Petrolina para cá, a gente já está vendo isso como um ponto positivo”, argumenta Duarte ao tempo em que evidenciou a importância do empenho por parte de todos os gestores municipais. “Quero chamar a atenção dos prefeitos e também da própria sociedade que também pressione esses prefeitos, já que as sementes estão aí, o governo federal está dando, a gente quer ampliar essas discussões para que haja formação de bancos de sementes dentro dos municípios mas que a gente pede aos prefeitos que mandem buscar essas sementes porque o governo está dando sementes de qualidade, mas precisa eles(prefeitos) acordarem porque a gente precisa também socorrer os agricultores que estão na ponta e que estão e quem está necessitando da semente não é prefeito nem prefeitura não, é a própria comunidade que está precisando”, sensibiliza aquele articulador territorial.

Ele informou que foi tirado um encaminhamento para que na terceira semana de fevereiro aconteça uma outra plenária para finalizar a formação de todas as instâncias do território e dar continuidade a todas as discussões na busca do desenvolvimento microrregional.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top