Encontro em Cabaceiras prepara componentes para colegiado Territorial

A cidade de Cabaceiras, sediou a Oficina Territorial de Mobilização para Composição do Colegiado Territorial do Cariri Oriental, evento que aconteceu na última sexta-feira(14/11) e contou com representações de entidades diversas dos municípios que compõem aquela microrregião paraibana.

O evento contou com a cobertura da Rede Esperança de Rádios e Domingo Rural em Rede que, através do Stúdio Rural registraram as discussões compartilhando com seus ouvintes em toda a região semi-árida nordestina, espacialmente Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Entrevistada pela equipe Stúdio Rural a nova prefeita eleita da cidade de Barra de São Miguel, Luzinete Teixeira Lopes, Luci Lopes, disse ter participado pela primeira vez e que entende ser um espaço em que o município se fortalece de forma individual e a microrregião se fortalece de forma coletiva e aproveitou para afirmar que aquele município estará presente em todas as reuniões, colocando os pleitos locais e contribuindo com as reivindicações gerais. “Nesse Fórum que participei pela primeira vez fiquei encantada e trouxe comigo o nosso futuro secretário como também a equipe de desenvolvimento tanto rural como industrial ou comercial do meu município, estão participando hoje e estamos aprendendo. Hoje na realidade viemos ouvir porque infelizmente não tínhamos conhecimento de tantas coisas importantes e boas que nós podemos adquirir para o nosso homem do campo”, relata Luci.

A representante da entidade Casaco, residente em Alcantil, Maria do Socorro Silva Sales, disse que para o Casaco enquanto organização de agricultores da região que precisa intensificar seu compromisso e cada vez mais estará presente assumindo em cada reunião um compromisso a mais para fortalecer as ações da sociedade civil organizada. “Esse trabalho tem que crescer cada vez mais e fazer com as famílias de agricultores que são os atores principais se sintam mais valorizados e que eles se sintam mais donos desse trabalho, porque ainda tem muita gente que precisa está neste espaço e que ainda não se sente dono e responsável em está aqui, acha que isso é coisa dos políticos, mas aqui é um espaço nosso e a sociedade civil precisa cada dia mais crescer e sensibilizar os agricultores para participarem”, argumenta Socorro ao dialogar com os ouvintes das emissoras componentes na parceria Stúdio Rural, aproveitando para dizer que o Casaco já vem numa estrada longa de luta numa parceria com as entidades da ASA Paraíba.

Zilma Rúbia Maximino Dantas, representante do Coletivo Regional de Educação Solidária do Cariri, Curimataú e Seridó, disse que as entidades do coletivo estarão de forma presente contribuíndo com as ações do Território já que ao longo de quase duas décadas as entidades da ASA Paraíba vem desenvolvendo um trabalho junto as famílias de agricultores que trabalham com agricultura sustentável. “Isso aí e verdade porque nós temos um grande trabalho lá na região do Cariri, Curimataú e Seridó e agora com essa participação no Fórum onde a gente pode discutir mais recursos, mais implementações que venham melhorar a vida do agricultor, melhor ainda”, afirma Zilma.

Para o articulador estadual dos Territórios da Paraíba, Antonio Junio da Silva, o encontro representa mais uma atividade nos Territórios para a composição dos colegiados que serão responsáveis em discutir projetos e recursos destinados ao desenvolvimento das microrregiões do Estado da Paraíba, lembrando do desmembramento do Território do Cariri em Cariri Oriental e Ocidental o que fará com que seja desenvolvido em breve semelhante reunião no Cariri Ocidental.

Já o articular do Território do Cariri Oriental, Carlos José Duarte Pereira, fez um balanço do trabalho que foi feito por ele para que o máximo de entidades estivessem presentes no evento de preparação para outros eventos que virão com a construção do colegiado. Mesmo sem ter tido a contratação como novo articulador ele diz ter conseguido êxito em visitar as entidades e pessoas da microrregião. “Nós não estamos ainda contratados, estamos apenas selecionados, mas como eu já vinha fazendo um trabalho dentro do Território do Cariri na parte da executiva e sempre mobilizando e articulando com as comunidades, sempre lutando pelos projetos de melhoramento de desenvolvimento do Cariri graças á Deus isso me deu respaldo prá hoje nós estarmos aqui fazendo isso mostrando que esse processo não vem de hoje”, esclarece Duarte.

A reunião contemplou representações dos municípios de Alcantil, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Boqueirão, Cabaceiras, Caraúbas, Caturité, Riacho de Santo Antônio, Santo André, São Domingos do Cariri, São João do Cariri e Soledade num trabalho apoiado pelo Governo Federal coordenado pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário(MDA) através da Secretaria de Desenvolvimento Territorial(SDT) e que foi criado em 2003 para promover a articulação e a gestão descentralizada das políticas públicas em apoio ao desenvolvimento sustentável, tendo como área de atuação o território rural.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Compartilhe se gostou

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados como (obrigatório) devem ser preenchidos.

Newsletter

Através da nossa newsletter você ficar informado, o informativo do estudo rural já conta com mais de 20 mil inscritos, faça parte você também.

Back to Top